Ao funcionar direcionando os pedidos fracionados, o estoque fulfillment é uma opção perfeita para os e-commerces.
O fulfillment é um termo logístico que se refere ao cumprimento de atividades desse setor de planejamento. Ou seja, o fulfillment decide sobre todos os processos que ocorrem em uma empresa para a conclusão de um pedido do cliente, desde a chegada de mercadorias ao seu estoque até a entrega.
O estoque fulfillment se refere a um armazém que reúne todas as etapas logísticas, como o recebimento de mercadorias, conferência de itens, armazenamento de mercadorias, picking e packing e a entrega do pedido ao cliente.
Essa é uma estratégia logística necessária para o sucesso da sua empresa.
Conceito de fulfillment
A partir do momento que você investe de modo estratégico no fulfillment, isso significa que o recebimento do pedido é o primeiro passo do processo logístico, comunicando o armazém sobre isso, que inicia as operações de picking e packing até a expedição.
Um dos pontos positivos do fulfillment é ter controle em tempo real dessas atividades, o que permite uma melhor gestão do ponto de vista dos lojistas e gestores.
O que é e como funciona o estoque fulfillment?
O estoque fulfillment não segue o conceito convencional de armazenamento, adotando um modelo mais dinâmico, em que ocorrem diversas movimentações e processos ao mesmo tempo, porém, de maneira controlada.
Nesses estoques, são gerenciados diferentes perfis de mercadorias, ocorrendo uma separação de produtos fracionada e SLAs de atendimento rápidos. O estoque fulfillment conta com recursos tecnológicos, é possível ter um controle maior sobre os seus itens comercializados.
Isso diminui drasticamente os erros dos processos e otimiza a rotina da sua empresa. Confira a seguir algumas das suas principais atividades.
O estoque fulfillment recebe os produtos que serão comercializados
Tudo começa com o recebimento de produtos no estoque fulfillment, que pode ser uma etapa otimizada, mas depende do tipo de negócio que a sua empresa adotou. Caso o seu negócio produza os próprios produtos, o envio é feito da indústria para o armazém. E se for revenda, o envio é do fornecedor direto para o estoque, sem um intermediário.
Organização dos produtos no estoque fulfillment
Quando os produtos chegam ao armazém, eles precisam ser organizados de forma devida para que as próximas etapas sejam facilitadas. Os colaboradores devem, após receber os itens, checar se tudo está de acordo com o que foi solicitado, conferindo os detalhes de cada produto, endereçando e bipando os itens.
Em seguida, esse estoque é organizado de acordo com a sua demanda e dinâmica de expedição, podendo adotar os SKUs mais vendidos – FEFO, FIFO ou curva ABC, por exemplo, o que for melhor para o seu negócio.
É feito um armazenamento otimizado e inteligente
O estoque fulfillment se destaca frente aos modelos convencionais de armazenamento. Isso porque aqui é desenhado um estoque com dinâmica de operação fracionada.
A maioria dos armazéns adota o uso de porta paletes e racks, que são mais frequentes na dinâmica industrial, mas que deixam os estoques mais volumosos. Além disso, no picking, os produtos são organizados de modo a girar com frequência e em posições menores, como em cestas, bins e prateleiras.
Além disso, cada produto é disposto de acordo com as vendas da empresa, agilizando os processos de picking e packing. Uma observação importante é que essas estruturas recebem produtos que serão vendidos e outros que foram trocados/devolvidos a partir da logística reversa.
Integrar os pedidos e o estoque inteligente
Outro destaque do estoque fulfillment é a integração que ocorre entre os pedidos e o armazém inteligente. Esse armazém adota softwares de gestão (como o ERP), o que torna a comunicação de dados em uma empresa muito mais fluida.
Quando uma empresa adota esse tipo de integração, todos os processos são realizados de forma automática, o que economiza tempo de trabalho, melhora a gestão de estoque e eleva o desempenho das entregas.
Estamos diante de um diferencial competitivo que agrega valor ao seu negócio.
Principais diferenças entre o estoque fulfillment e o convencional
Mesmo que pareça ser um único tipo de armazém, os modelos fulfillment e convencional trazem algumas diferenças, como:
– Tempo de permanência das mercadorias: no estoque fulfillment, um único produto pode ser estoque por meses ou por anos, e no tradicional tende a ficar menor tempo;
– Realização de operações: no estoque convencional, é comum operar com cargas maiores, e no fulfillment os pedidos são fracionados, com menos unidades, utilizando dinâmicas de alto giro;
– Disposição de produtos: no convencional, as cargas ficam nos porta-paletes e a sua movimentação é feita com empilhadeiras, com uma expedição padronizada. No fulfillment, os produtos são distribuídos de modo pulverizado com base nas vendas, separados por SKU e agrupados em unidades menores.