Os Estados Unidos oferecem grandes oportunidades para quem quer expandir seu e-commerce para o mercado internacional. De acordo com reportagem do USA Today, existem mais de 26 milhões de sites de e-commerce no mundo – mais de 13 milhões estão nos EUA.
Já adianto que ter uma empresa americana irá facilitar a inserção nesse cenário, porque ter um negócio estabelecido nos EUA favorece a declaração de impostos e os trâmites contábeis, além de passar mais credibilidade ao público consumidor internacional.
Ganhar em dólar e atuar em um ambiente cuja economia é estável trazem mais segurança para os negócios. Além de ser um cenário promissor, mostra-se competitivo e pode causar insegurança sobre os primeiros passos. Pensando nisso, iremos te ajudar nessa jornada, começando pelos grandes marketplaces: Amazon e eBay.
Como vender na Amazon?
Para essa etapa, sugerimos que, primeiro, revise o tutorial oficial que a Amazon preparou para aqueles que desejam se tornar vendedores. Este vídeo irá te ensinar sobre os aspectos gerais:
Também preparamos um passo a passo inspirado no guia da Shopify para te ajudar nesse caminho:
Crie uma conta na Amazon
Chegou a hora abrir a sua conta:
1. Acesse https://sell.amazon.com/;
2. Clique em Sign up;
3. Preencha todos os campos necessários, confirme seu e-mail e insira as informações solicitadas.
Aqui vão alguns pontos que gostaria de destacar quando você estiver preenchendo o formulário:
Na seção da empresa, serão solicitadas informações como tipo de negócio, nome da empresa, status do registro, documento de registro comercial, número de registro e endereço comercial. Para alguns, colocar seu país de origem será viável, mas, para a maioria, não será, e aí você perceberá que será melhor ter sua empresa registrada nos Estados Unidos.
Tudo pronto? Aí, é só partir para vender. Se, por acaso, você irá trabalhar com produtos que já estão à venda no marketplace, ou seja, não é fabricação própria, esses itens têm um número padrão, o ASIN. Já a outra modalidade é para produtos originais, aqueles de marca própria, que estão sendo incluídos na Amazon pela primeira vez.
Por que vender na Amazon?
Segundo uma publicação da Statista, a Amazon conquistou 37,6% do market share do varejo online nos EUA, o mercado mais lucrativo para esse marketplace. É, de fato, a principal escolha de quem deseja expandir seu e-commerce para o exterior.
eBay: o pioneiro dos marketplaces
Agora, chegou o momento de falarmos de um veterano: o eBay, que abriu caminho para outros marketplaces, inclusive a Amazon, e continua sendo um dos mais populares.
O eBay facilita a vida de quem quer vender por lá, disponibilizando ferramentas para ajudar na precificação dos produtos, entre outros recursos. Outro ponto a favor é ter menos concorrência, uma vez que a Amazon é o foco da maioria dos vendedores.
Por que vender no eBay?
Trata-se do segundo marketplace mais visitado dos EUA, com quase 800 milhões de visitas por mês, a mesma posição que ocupa seu GMV – Gross Merchandise Volume -, que corresponde a quase US$ 87 bilhões. O pioneiro quando o assunto é e-commerce começou como um site de leilões e evoluiu, tornando-se uma referência.
Como vender no eBay?
O caminho é bem parecido com o que mostramos sobre como ingressar na Amazon, com algumas exceções. O JoungleScout e a Shopify listaram etapa por etapa de forma bem clara e serviram como referências para as dicas abaixo:
– Escolher o que vender. Isso é básico para qualquer marketplace ao redor do mundo. Afinal, entender o mercado é essencial para ter sucesso na empreitada, olhando para a demanda, a lucratividade, sem se esquecer da concorrência.
– Criar uma conta no eBay. O passo a passo consiste em acessar a página de cadastro, escolher entre Personal Account ou Business Account, inserir o nome da sua empresa, incluir e-mail e senha, e definir a localização do negócio. Depois, é preciso preencher os dados com cuidado, como CNPJ.
– Estruturar o primeiro anúncio com nome, descrição do produto, detalhes, categoria, preço, entre outros quesitos que passem as informações necessárias sobre o que está à venda.
Como ter um e-commerce internacional bem-sucedido?
Antes de ingressar em um mercado novo, o recomendado é analisar o cenário para saber qual produto vender. Nessa busca, é aconselhável verificar quais itens estão no topo e que têm uma boa margem de lucro dentro de um segmento cuja competição é menor.
Outra recomendação é seguir o checklist abaixo:
1. Usar ferramentas de palavras-chave. O Amazon também é um buscador onde clientes em potencial procuram pelo o que querem comprar. Dessa forma, você vai conseguir visualizar os termos mais buscados.
2. Ler as avaliações. Assim, você conseguirá notar quais são as reclamações constantes e encontrar gaps, oportunidades que o seu produto pode ajudar a suprir.
3. Antes de decidir o que irá vender, veja se não há restrições. Obras de arte, equipamentos de vigilância e eletrônicos reciclados estão entre itens proibidos. Por isso, consulte a visão geral de categorias de produtos antes de criar uma conta.
Elabore um plano de negócios
Pense no que é necessário para tirar suas ideias do papel e ter um negócio sustentável. Você já escolheu o que irá vender? Então, organize, catalogue tudo e crie um planejamento para o seu inventário.
Depois, é preciso saber divulgar o seu trabalho. As redes sociais são grandes aliadas nessa hora para atrair e fidelizar clientes.
Você está quase lá! Pense em qual é o melhor modelo de negócio para você – B2B ou B2C – e pronto! É hora de passar para a etapa crucial de todo esse processo.
Trace uma estratégia de logística
Lembre-se de que a logística é uma parte fundamental da operação do seu e-commerce internacional. Então, opte por um modelo que facilite a gestão remota, do Brasil: o dropshipping é um dos mais procurados e recomendados. Mas há outras formas: arbitrage, white labeling e private labeling. Veja qual irá fazer mais sentido para o seu negócio. Tudo vai depender do tipo de produto que você irá vender e do capital que você tem à disposição.
Ter um e-commerce internacional não é tão difícil quanto se imagina, ainda mais se puder contar com um parceiro de negócios capaz de cuidar de toda a parte burocrática ao abrir uma empresa nos EUA enquanto você foca na estruturação e no sucesso da sua empresa.