O Pix, serviço de pagamento instantâneo brasileiro, desenvolvido pelo Banco Central, é um dos sistemas instantâneos com adesão mais rápida no mundo. Para se ter uma ideia, de 16 de novembro de 2020 (data em que começou a operar) até o fim de março deste ano, já haviam 206,6 milhões de chaves cadastradas. No decorrer deste período, mais de 1 bilhão de transações foram feitas, movimentando R$ 787,2 bilhões. Além disso, em maio de 2021, o uso do Pix já tinha superado outros meios de pagamento, como DOC, TED e boleto. Neste artigo falarei sobre o crescimento do Pix no e-commerce e as principais vantagens de apostar nele.
Dados do Pix no e-commerce
Segundo estudo realizado em maio deste ano pela GMattos, consultoria focada em e-commerce e meios de pagamento, dentre os 59 maiores players de vendas online analisados, cerca de um terço já oferecia o Pix como meio de pagamento. Enquanto a sua aceitação foi de apenas 16,9% em janeiro de 2021, e de 25,4% em março, no quinto mês do ano foi de 32,2%. Além disso, a pesquisa também revelou que houve uma queda de 6,7 pontos percentuais na aceitação do débito, já que o sistema de pagamentos instantâneos é capaz de gerar uma receita três vezes maior do que ele.
4 vantagens de usar o Pix no e-commerce
Dentre as principais vantagens de oferecer este meio de pagamento na sua loja virtual, estão:
- Por ser uma transação instantânea, o valor da compra é creditado imediatamente para a conta do lojista, assim como o pagamento também é reconhecido rapidamente, ao contrário de uma transferência convencional ou pagamento via boleto. Desta forma, é possível contar com um capital de giro maior, reduzir o número de produtos retidos em estoque aguardando o pagamento e diminuir o tempo de entrega do produto. Afinal, o pedido só é enviado após a confirmação e aprovação do pagamento, o que acontece de maneira extremamente breve através do Pix;
- Apesar de aproximadamente 80% dos usuários utilizarem cartões de crédito em suas compras online, ainda existe um número considerável de pessoas que não possuem cartões. Por isso, ao oferecer o pagamento via Pix, além de você disponibilizar mais uma opção para os consumidores pagarem, também traz mais acessibilidade, ao propiciar um meio de pagamento que traz muita agilidade e praticidade para quem não possui cartões;
- Além disso, já existe uma parcela significativa de brasileiros utilizando o Pix. Para ter uma ideia, segundo dados do Banco Central, em novembro de 2020 — um mês após o início das operações do Pix —, já havia mais de 116 milhões de chaves cadastradas por 49,4 milhões de usuários. Ademais, 48% da população economicamente ativa do Brasil já estava utilizando a plataforma, isto é, 46,4 milhões de consumidores brasileiros;
- Outra vantagem do Pix é a segurança que ele proporciona. Antes de qualquer empresa utilizá-lo como um dos meios de pagamento do seu negócio, o Banco Central determina diversas medidas de segurança. Isso sem mencionar que as transações realizadas através dele acontecem na rede do Sistema Financeiro Nacional, conferindo meios seguros para a autenticação digital do pagamento.
Percebeu as vantagens de contar com o Pix no seu e-commerce? Então, entenda como configurá-lo na sua plataforma e incorpore-o à sua loja virtual.