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Payment as a Service: quais as diferenças desse serviço para um meio de pagamento?

Por: Letícia Fernandes

Analista Sênior de Marketing Institucional no Pagar.me

É pós-graduada em Branding pela ESPM-SP e bacharel em Jornalismo pela UFJF. Atualmente, é responsável pelo Marketing Institucional do Pagar.me e tem mais de 5 anos de experiência em marketing para negócios B2B.

No que tange aos métodos de pagamento, as necessidades podem ser variáveis de acordo com a realidade de cada negócio. É nesse cenário que surge o Payment as a Service.

Customização e integração de diversas funcionalidades em um mesmo lugar são as duas principais características dessa solução.

Qual é a diferença de um meio de pagamento para o Payment as a Service? Para quem ele é indicado?

Mas para quem ele é indicado? Qual é a diferença de um meio de pagamento para o Payment as a Service? Isso já é amplamente oferecido ou é um tipo de tecnologia distante da realidade, como o metaverso?

Entenda a seguir!

O que é o Payment as a Service?

Com uma ampla gama de soluções pré-desenvolvidas, o Payment as a Service é um serviço oferecido por empresas de pagamento e fintechs com o objetivo de atender a negócios que querem oferecer soluções de pagamento próprias.

Esse serviço já é utilizado no Brasil e é mais comum do que empreendedores de e-commerce e clientes finais imaginam.

Afinal, operar no mercado de pagamentos, além de envolver muita tecnologia, é um processo complexo e burocrático, tendo em vista a sensibilidade desse modelo de negócio, que manuseia fluxos de informação e de dinheiro.

Por isso, muitos negócios optam pela comodidade de terceirizar toda essa burocracia e rentabilizar a sua solução a partir de uma tecnologia pré-existente.

Para quem é indicado?

O Payment as a Service é a solução perfeita para negócios que não são do mercado financeiro e querem oferecer produtos e serviços dessa área ou, até mesmo, empresas do segmento financeiro que não têm capacidade para desenvolver certas soluções, mas querem agregá-las a seu leque de produtos.

Então, podem fazer uso desse serviço plataformas de e-commerce, fintechs e softwares de gestão, entre outros.

Aplicação prática: caso uma plataforma de e-commerce queira oferecer o próprio meio de pagamento, com checkout nativo, é possível contratar a tecnologia de Payment as a Service e ter uma solução customizada e whitelabel para disponibilizar para os seus clientes.

Isso significa que o empreendedor que faz uso dessa plataforma entende que a tecnologia de pagamentos é própria, já que a solução é envelopada com a identidade visual da plataforma, não identificando que se trata de um serviço terceirizado.

É o mesmo que um meio de pagamento?

O meio de pagamento é uma tecnologia oferecida para intermediar transações financeiras entre lojistas e clientes. Então, ele é contratado diretamente pelo empreendedor que deseja cobrar pelo seu produto ou serviço no ambiente digital. Pode ser um gateway, um PSP ou uma subadquirente, por exemplo.

Já o Payment as a Service é um serviço de pagamento disponibilizado para empresas que desejam oferecer um meio de pagamento como produto próprio whitelabel. Vale lembrar que, nesse caso, fica a cargo do contratante do serviço gerenciar todo o negócio, desde o suporte até o atendimento dos clientes que farão uso do meio de pagamento.

Empresas que oferecem os meios de pagamento podem também ter em seu leque de soluções o pagamento como serviço. Afinal, já são credenciadas e possuem todas as certificações para operar no mercado de pagamentos.

Vantagens do Payment as a Service

Ampliação da oferta de produtos

O Payment as a Service permite que negócios ampliem a sua oferta de produtos a partir de uma solução whitelabel customizada.

Rentabilização

Com esses novos produtos no sortimento, os negócios têm mais uma fonte de rentabilização, cobrando o seu preço e fazendo as suas próprias regras de implementação para os serviços financeiros oferecidos.

Além disso, há um aumento no LTV (lifetime value) do cliente por usar as soluções de pagamento amarradas ao serviço principal contratado.

Comodidade para os clientes

Para os clientes, há a comodidade de ter um produto financeiro à sua disposição, sem a necessidade de contratar e negociar esses produtos diretamente com as empresas de pagamento.

Ausência de questões legais e burocráticas do negócio

Para os negócios, a solução reúne o melhor dos dois mundos: a possibilidade de rentabilização sobre serviços financeiros, sem as obrigações legais e burocráticas de ter um negócio de pagamentos dentro de casa. Ou seja, a dor de cabeça é terceirizada.

E você, já conhecia o Payment as a Service? Essa é mais uma tecnologia da onda do SaaS, PaaS, Fintech as a Service e afins que chega para oferecer maior poder de escolha e assertividade para os negócios que podem pagar só pelo que usam e ter exatamente o que precisam de maneira simplificada.