Você já planejou sua Black Friday? Estou escrevendo este texto em março e ainda não sei exatamente quando ele será publicado, mas acredito que até o mês de abril. Eu sei que isso é contra as melhores práticas dos ‘Deuses do SEO’, e que eu só deveria publicar este artigo mais próximo da Black Friday, que será quando as pessoas estarão, ativamente, buscando sobre esse assunto.

Porém, este texto é para você que VAI rodar sua Black Friday em novembro, mas que sabe que uma Black Friday bem feita precisa ser planejada de forma antecipada, e que não se trata apenas “dar desconto em alguma coisa” para vender mais.
Se você está lendo isso, eu acredito que você não fará o famoso “metade do dobro” como forma de enganar as pessoas, e que, realmente, você está buscando uma estratégia sólida para ter resultados efetivos e oferecer algo genuíno para seus clientes.
Para isso, compartilho aqui com vocês três das minhas estratégias, que considero fundamentais, para realizar uma Black Friday de sucesso:
1. Ofereça exclusividade
Em vez de focar em descontos massivos, crie uma sensação de exclusividade em torno de seus produtos ou serviços. Ofereça algo exclusivo que só possa ser adquirido durante a Black Friday.
Enquanto outros focam em descontos, você pode criar uma sensação de exclusividade em torno de você e de sua empresa, em torno dos seus produtos e de seus serviços… e você nem precisa oferecer um valor menor para isso, se não quiser, já que essa abordagem não é sobre baixar preços drasticamente, mas sim sobre criar valor percebido.
Muitas empresas que sigo têm ofertas exclusivas durante a Black Friday, e eu espero ansiosamente por essas promoções todos os anos, pois sei que é a única maneira de ter acesso a alguns desses conteúdos exclusivos.
2. Engaje com uma causa maior que você
Uma forma que você tem de se diferenciar é vincular cada venda a uma causa. Logo que começou a pandemia, por exemplo, cada venda em uma campanha que fiz gerava a doação de um kit de cesta básica para uma instituição. Em determinado momento, foi feita uma promoção, mas mesmo quem pagou o preço cheio não quis reembolso, pois preferia contribuir com a causa. Em outra ocasião, associei vendas à plantação de árvores, e muitos clientes compraram mais de uma vez para aumentar o impacto ambiental positivo plantando mais árvores.
3. Fale para seu cliente não comprar
Incentivar o consumo consciente é uma estratégia ousada, mas eficaz. Essa é uma das estratégias que mais gosto, porque pode chamar a atenção do seu público de uma forma diferente.
Conduza uma campanha que incentive seus clientes a não comprar por impulso. Tenho o exemplo de uma marca que pediu aos clientes que não comprassem uma determinada blusa, se já tivessem roupas suficientes. Toda a campanha foi ligada ao consumo consciente. Apesar de eu não saber quantas vendas foram realizadas, a campanha foi um sucesso nas redes sociais, fortalecendo a lealdade dos clientes aos valores da marca e promovendo o consumo consciente, uma causa que tem se tornado mais importante a cada dia.
Com essas estratégias você pode começar a planejar agora a sua Black Friday. Algumas empresas conseguem obter receitas equivalentes a três ou quatro meses do ano em um curto período de tempo, durante essa data. Mais um conselho: ao iniciar um novo ano, sempre pergunte-se: o que você fará de diferente este ano? Essa mentalidade pode ser a chave para fazer uma grande diferença no sucesso da sua empresa e não apenas durante a Black Friday.
Comentários