Não é porque sua loja está situada no ambiente virtual que ela não precisa ser planejada como uma loja física comum. Veja itens que não devem ser esquecidos nessa etapa do seu e-commerce.
Se a falta de planejamento financeiro já é uma das principais causas de insucesso no comércio físico, a situação piora no campo do comércio eletrônico. É comum acreditar que lojas virtuais demandam menos investimentos e geram menos gastos que as demais, porém isso não é verdade. A divisão do orçamento se diferencia assim como a destinação de investimentos para cada área da empresa, mas não é possível lidar assertivamente com e-commerce sem um bom plano de negócios.
Entre as particularidades de cada planejamento, há alguns pontos que não devem ser esquecidos e são comuns ao universo online, como gastos com registro anual, hospedagem do site, plataforma, sistemas e tecnologia. As maiores despesas com tecnologia e sistemas ocorrerão antes do lançamento da loja, enquanto a hospedagem e o registro anual serão gastos regulares e obrigatórios.
No montante dos gastos fixos entram ainda o estoque, divulgação e os colaboradores. O primeiro item deve ser tratado com cautela. Não planeje a venda estrondosa de um produto sem verificar indícios de mercado, senão você terá prejuízo nas prateleiras de seu depósito ao invés de mercadoria. Da mesma forma, você não deve comprar um número de produtos maior do que seu estoque pode abrigar. A má conservação estraga boa parte dos objetos.
A publicidade não deve ser abandonada em nenhum momento da vida do e-commerce. Logo após o lançamento, os gastos com divulgação serão grandes para que seu negócio torne-se no mundo online. Uma vez conquistado um público, a divulgação deve manter-se ativa. Você já viu alguma loja na rua que não tenha vitrine? Pois, a vitrine do e-commerce é sua divulgação na web.
Sobre sua folha de pagamento, essa é uma vantagem. O comércio eletrônico costuma demandar um volume menor de mão-de-obra! No entanto, engana-se quem pensa em tocar o negócio absolutamente sozinho. Pense bem, gerir estratégia, estoque, logística, atendimento ao cliente, conteúdo online, cadastro de produtos e muitos outros detalhes requer uma ajuda capacitada. É preciso profissionalizar e, muitas vezes, terceirizar serviços para não onerar o custo com colaboradores e encargos.
Vai financiar para empreender ou crescer?
Outro ponto importante é saber quando e como recorrer aos empréstimos é uma saída inteligente. Seja para iniciar seu e-commerce ou alavancar seu negócio, é preciso cautela. A dica? Avalie as opções de pagamentos e a taxa de juros. Lembre-se que essa entrada de capital não pode prejudicar os orçamentos mensais para que possa ser paga. Não se esqueça também de antecipar tributos e impostos que devem ser pagos à Receita Federal com as operações de vendas online e aqueles inerentes às pessoas jurídicas.
Sua empresa está prosperando? O retorno do público é melhor do que o esperado? Fique feliz, mas vá com calma. O ideal é manter o percentual previsto do seu orçamento para cada área. Por exemplo, sempre investiu % do seu faturamento com marketing, mantenha. O aumento do volume já garante uma quantia maior para investir na divulgação. Para aumentar as verbas destinadas, aguarde um período para verificar se o aumento do resultado se mantém!