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Por que o Pix Parcelado é uma tendência como método de pagamento mais democrático que o cartão de crédito?

Por: Henrique Weaver

Co-Founder e CEO da Pagaleve. Com background em empresas como Coca-Cola e a consultoria McKinsey, o executivo foi também CEO da startup indiana de hotelaria OYO, que já ocupou a posição de maior rede de hotéis do Brasil, além de ter sido um dos executivos líderes da Uber no Brasil. Acostumado com o ambiente de start-ups de alto crescimento, Henrique é Administrador pela Universidade de Brasília, e MBA pela Universidade da California.

O Pix Parcelado não é apenas uma nova forma de pagamento, é uma tendência que veio para democratizar o acesso ao parcelamento para aqueles que não têm cartão de crédito, possuem limite baixo disponível ou simplesmente não gostam de usar o método. Essa modalidade utiliza a plataforma do Pix para que o consumidor possa pagar suas compras em parcelas sem comprometer o limite do cartão de crédito ou mesmo necessitar de um.

Apesar de ser um método de pagamento novo, é notável como a aceitação do Pix Parcelado já apresenta dados surpreendentes. Segundo o estudo proprietário da Pagaleve junto a consultoria GMattos, a aceitação nos e-commerces brasileiros da forma de pagamento BNPL (Buy Now, Pay Later) – entre elas, o Pix Parcelado – cresce mês após mês, saindo de 30,5% (julho 2023) para 35,6% em novembro 2023 e, em 2024, já apresentando números como 39% em março e 42,4% em maio.

Saiba como o Pix Parcelado está revolucionando o e-commerce, oferecendo parcelamento sem cartão de crédito e impulsionando as vendas online.

A força do Pix Parcelado caminha junto com o aumento da preferência das pessoas pelas compras online, algo que foi potencializado após a pandemia – 98% dos brasileiros aumentaram compras online durante a Covid-19. Nesse contexto, o estudo da Opinion Box aponta a preferência pela compra no e-commerce como fator determinante em sua decisão, em que 45% dos consumidores dizem que só comprarão algum produto se houver a opção de aquisição via e-commerce. O mesmo estudo aponta, ainda, que 46% das pessoas costumam pagar por seus produtos parcelando em diversas vezes sempre que têm oportunidade.

Sob a ótica do varejista, incluir novas formas de pagamento inovadoras em seus e-commerces também contribui para um aumento em suas vendas. Ao disponibilizar o Pix Parcelado aos seus clientes, por exemplo, o varejista traz volume adicional de vendas, aumenta a sua taxa de conversão e seu ticket médio, já que passa a atender e vender mais.

Cartão de crédito vs. Pix Parcelado

Tendo em vista que somente 40% da população brasileira tem acesso a um cartão de crédito – de acordo com o estudo Beyond Borders de 2023 -, o Pix Parcelado tem o potencial de ultrapassar o cartão em alguns anos como forma de pagamento mais utilizada pelas pessoas. Um dos motivos para essa projeção é que o cartão é a principal fonte de inadimplência de 60% das pessoas endividadas, segundo pesquisa do Instituto Locomotiva realizada em 2023.

Somado a isso, 92% dos consumidores deixaram de fazer compras com seus cartões de crédito por medo de golpes, de acordo com os dados do E-commerce Trends 2024. Assim, tanto a inadimplência como o receio dos consumidores de cair em fraudes podem impactar os comércios digitais que não oferecem outros métodos no momento de fechar a compra.

Nesse contexto, para oferecer ao público a possibilidade de fazer compras em e-commerce sem um cartão de crédito, reduzindo assim as preocupações com golpes ou inadimplência, os varejistas vêm olhando para outras formas de pagamento. O Pix Parcelado, por exemplo, vem sendo percebido como um método inovador e que chegou para aumentar as vendas online, contribuindo tanto com o lojista como com o consumidor. Ao oferecer o Pix Parcelado, gera-se volume adicional para o e-commerce assim como economia de custos, uma vez que o lojista não tem riscos com chargeback ou inadimplência.

Esse método também é uma oportunidade para os varejistas atraírem consumidores das novas gerações que não querem usar cartão de crédito ou que têm medo de ficarem endividados. Inclusive, mais de 70% das pessoas da geração Z declararam que preferem não usar cartão de crédito, segundo o estudo feito pela agência de crédito TransUnion, em 2023.

Nesse contexto, o Pix Parcelado surge como uma forma de parcelamento moderna, que “fala a língua” da geração Z. Esse meio de pagamento é mais fácil de usar em comparação com o cartão de crédito, para o qual é preciso solicitar ao banco e obter aprovação.

Porém, por se tratar de um método inovador e que se destaca frente a outras modalidades, como o cartão de crédito, o Pix Parcelado está sendo explorado tanto por fintechs quanto por bancos tradicionais e, por isso, é fundamental entender as diferenças entre as ofertas de cada instituição.

Pix Parcelado das fintechs vs. dos bancos tradicionais

Como a forma de pagamento tem se popularizado nos últimos meses, o termo Pix Parcelado tem sido utilizado cada vez com mais frequência, inclusive pelos bancos tradicionais. Entretanto, é importante separar o que é o Pix Parcelado oferecido pelos bancos e o que é o Pix Parcelado das fintechs.

O Pix Parcelado dos bancos trata-se de uma nova roupagem para empréstimo pessoal, configurado por fornecer o valor total solicitado ao consumidor para receber o pagamento de forma parcelada posteriormente mediante a cobrança de juros altíssimos. Já o Pix Parcelado oferecido pelas fintechs é uma forma de pagamento disponível nos varejistas que possibilita que seus consumidores parcelem suas compras sem cartão de crédito no momento de fecharem suas compras no carrinho.

Essa evolução – ou revolução – no setor financeiro é imparável. Cada vez mais, veremos a ascensão dos novos meios de pagamento e fintechs liderando o mercado, com produtos inovadores e que vão de acordo com as necessidades do consumidor moderno. É tempo de entender a atualidade e se reinventar.