O ditado “tempo é dinheiro” é bastante conhecido de todos nós, mas ele é especialmente verdadeiro quando falamos de representantes de vendas B2B. Isso porque muito de seu desempenho e potencial de ganhos depende de resultados, e não de ações. Quem está no dia a dia das vendas sabe que mesmo boas conversas e troca de e-mails podem, muitas vezes, resultar em nada. O que permite fechar o negócio é a conversa certa com o cliente potencial.
Para que os clientes ideais, assim como o discurso correto para cada um deles, sejam identificados, muitas organizações tentam ajudar seus times de vendas automatizando o engajamento em seu estágio inicial. A questão é que, à medida em que os leads B2B fluem para o funil de vendas, esse engajamento precisa ser muito mais focado e adaptado a esses clientes potenciais. É aqui que a inteligência artificial (IA) generativa mostra seu potencial.
Criando e ampliando engajamento de vendas
Sabemos que as áreas de vendas, geralmente, não são as primeiras a adotar novas tecnologias, mas a IA generativa pode mudar essa regra. Isso porque, bem utilizada, ela tem o poder de efetivamente adicionar mais tempo ao cotidiano de vendas. Nós sabemos que vender consiste de envolvimento e interações personalizadas, muitas vezes rotineiras, com clientes e potenciais clientes.
Em grande parte das vezes, essas interações são muito semelhantes entre diferentes clientes, permitindo apenas copiar e colar as mensagens. Em outras, elas podem ser altamente personalizadas para poder lidar com demandas ou preocupações específicas que surgem durante a relação comercial.
O fato é que a utilização da IA generativa tem o poder de acelerar essas interações altamente personalizadas, sem deixar de lado os detalhes críticos exigidos pelos clientes ou clientes em potencial. Isso pode ocorrer quando a tecnologia estiver efetivamente vinculada a dados específicos da empresa, tais como:
– Transcrição de reuniões;
– Gravações de áudios;
– Mensagens do produto;
– Diferenciais competitivos.
Com essa vinculação, os compromissos com o cliente podem ajudar os vendedores a navegar pelas questões difíceis para determinar a força da intenção de compra, dando suporte efetivo, tanto ao vendedor quanto à plataforma de automação de vendas inteligente na segmentação das oportunidades por força.
Tudo depende de bons dados
É por benefícios como esses que soluções de vendas baseadas em inteligência artificial estão rapidamente se tornando ferramentas eficazes para ajudar os vendedores a identificar onde devem focar seus esforços. No caso da IA generativa, está claro que ela terá papel fundamental no engajamento de vendas futuro, impactando todos os aspectos da venda, incluindo:
– Atendimento personalizado;
– Destaques da conta e da oportunidade;
– Respostas de e-mail e reuniões;
– Respostas à solicitação de proposta;
– Agendamento inteligente.
Abrangendo esses aspectos, a venda inteligente permite que os vendedores se concentrem no subconjunto certo de oportunidades e tomem as ações certas para progredir em cada uma delas, do pipeline à previsão e ao fechamento. Sempre lembrando que pontuação preditiva, recomendações orientadas por dados, percepções de oportunidade e inteligência de relacionamento são todas orientadas por informações e que quanto melhor for a utilização que os sistemas de automação de vendas habilitados para IA fazem dessas informações, melhores recomendações e insights eles produzirão.
Vendedores permanecem no controle
Todas as notícias recentes sobre IA criaram muito medo sobre a possível perda de empregos em muitos setores e profissões. No entanto, a IA generativa não substitui os vendedores. Em vez disso, ela vai facilitar o seu trabalho diário, permitindo vendas personalizadas mais escaláveis.
À medida que as organizações aproveitam a IA generativa para vendas, elas precisam comunicar os benefícios com clareza e garantir aos vendedores que os robôs não estão tirando seus empregos. O treinamento precisa mostrar como a IA pode ajudar a otimizar os processos de vendas e que os vendedores poderão usar organicamente esses recursos em seu fluxo natural de vendas.
Por exemplo, os vendedores vão querer ajustar o conteúdo gerado pela IA para adicionar seu sabor na maioria das situações. Eles podem aceitar ou rejeitar recomendações e fornecer feedback para melhorar os resultados da IA. Uma vez que eles vejam como a IA pode aliviar algumas das partes mais rotineiras de seu trabalho para aumentar sua eficácia, eles estarão a bordo e poderão se concentrar em se tornar os consultores de confiança que os clientes valorizam.
A IA generativa tem o potencial de revolucionar o engajamento de vendas B2B. Ao ajudar os vendedores a criar mensagens atraentes para cada perspectiva e situação, a IA melhorará as taxas de resposta. Com um melhor engajamento, a velocidade de vendas pode disparar, ajudando as organizações a alcançar seus objetivos mais rapidamente.