Você está planejando abrir uma loja virtual porém não sabe o que vender? Será que devo vender mesas, cadeiras, ou as duas coisas? Calma, essa é uma dúvida de praticamente todos que estão iniciando sua vida no e-commerce. E não tem como não ser, já que no final das contas o e-commerce é varejo, assim como qualquer loja física, a diferença está apenas no canal a ser utilizado. E no varejo o produto é quem vai te garantir efetivamente o sucesso.
Como cada caso é um caso não há como eu passar aqui para vocês uma receita de bolo que pode ser seguida para definir o mix de produtos da sua loja. Porém sempre que temos que lidar com essa dúvida nas etapas de planejamento indicamos seguir da seguinte forma: opte sempre pela profundidade do mix de produtos, e não pela amplitude. Em outras palavras, busque por variedade dentro de uma mesma categoria de produtos, e não segmentada em diferentes categorias.
E qual o grande motivo de indicarmos uma ênfase na profundidade do mix de produtos? A resposta é simples, para lojas online que estão iniciando sua operação é necessário criar uma reputação e passar um posicionamento claro para os clientes, e para isso o mais indicado é apostar em nichos de mercado. A atual concorrência torna muito difícil iniciar uma operação generalista, pois exige um aporte financeiro muito maior.
Pensando em uma loja virtual de decoração, podemos exemplificar da seguinte forma: ao invés de tentar vender um pouco de diversas categorias, como cama, cadeiras, abajures, almofadas, quadros, etc., foque em vender muito apenas da categoria almofadas. Então no lugar de oferecer 5 cadeiras, 5 mesas, 5 abajures, 5 almofadas e 5 quadros ofereça 25 tipos apenas de almofadas. Dessa forma você conseguirá se posicionar para o seu cliente como sendo um especialista em almofadas, e toda a vez que o seu cliente pensar em almofadas ele vai acabar pensando em você.
Focando em um nicho você consegue trabalhar melhor ele, buscando produtos exclusivos e entendendo melhor as necessidades específicas do consumidor. A grande ideia é buscar diferenciação perante outras empresas, atendendo o cliente onde grandes redes não conseguem, justamente por serem generalistas.
A busca por uma maior amplitude do mix de produtos se dá a medida que sua marca vai se fortalecendo perante os consumidores. Aos poucos vão sendo introduzidas novas categorias e produtos ao site, aqueles que demonstrarem uma maior aderência ao negócio passam a ganhar um maior destaque. Voltando ao exemplo que dei anteriormente, após uma maior consolidação do nosso e-commerce de almofadas passamos a oferecer também sofás. Ao perceber que as vendas de sofás estão trazendo um bom resultado focamos em um aprofundamento do mix, e assim por diante para demais categorias.
Não estou pregando aqui uma diminuição na variedade de produtos, muito pelo contrário, oferecer uma variedade de produtos para o consumidor é essencial para conseguir maiores taxas de conversão. O que estou aconselhando é apenas direcionar essa variedade para uma quantidade menor de categorias. Para o início de uma operação ficaria muito difícil abraçar toda a extensão das categorias de decoração de forma satisfatória, por isso exemplifiquei iniciar apenas com a venda de almofadas para posterior extensão do mix de produtos à medida que a operação vai se consolidando.