O abandono de carrinho é um grande desafio para o e-commerce, com cerca de 70% dos consumidores deixando itens no carrinho sem finalizar a compra. Isso preocupa empresários, que buscam estratégias para converter esses leads em vendas.

Em um cenário no qual 7 em cada 10 carrinhos são abandonados, são necessários mais do que lembretes ou cupons de desconto para incentivar o fechamento da compra. Uma solução eficaz pode ser o uso do WhatsApp, um canal direto e eficiente de comunicação.
A popularidade do WhatsApp no Brasil
O WhatsApp é amplamente popular no Brasil, com 98% dos brasileiros usando o aplicativo, de acordo com dados da Opinion Box. Isso coloca a ferramenta em uma posição vantajosa, já que a maioria dos consumidores está familiarizada e engajada com o app.
Além disso, é um canal que possibilita ROI expressivo, especialmente quando comparado ao SMS, que possui um engajamento mais baixo. Outro ponto favorável é que o WhatsApp oferece uma experiência de compra mais fluida e ágil.
Inteligência artificial: potencializando o atendimento via WhatsApp
Os consumidores têm um atendimento mais consultivo e humano, sem precisar navegar por múltiplos canais ou abrir links externos. Esse tipo de experiência conversacional, que valoriza a simplicidade e rapidez, é altamente apreciado pelos consumidores.
E, quando unimos o WhatsApp à inteligência artificial conversacional, criamos a receita ideal para o sucesso. Grandes marcas do varejo já começaram a investir em agentes autônomos de vendas baseado em IA generativa, que funciona como personal shopper, ou um vendedor que nunca dorme, para recuperar seus carrinhos abandonados.
Resultados expressivos na recuperação de carrinhos abandonados
Por serem personalizáveis, possuírem conhecimento ilimitado sobre os produtos e operarem 24/7, esses agentes possibilitam a escalada da operação e, com isso, o aumento exponencial das taxas de conversão em vendas, porque podem funcionar como receptivo de campanhas e abordar o cliente que abandonou o carrinho de forma imediata e altamente personalizada.
Pense no seguinte cenário: uma cliente de uma marca de moda foi comprar um vestido, mas ficou em dúvida sobre a tabela de tamanhos. Porém, já eram 19h e no e-commerce não tinha ninguém para ajudá-la, então ela decidiu abandonar o carrinho.
Com um agente autônomo de IA integrado aos canais de venda, o sistema reconheceu esse abandono, fez um envio de campanha ativa no WhatsApp e se colocou à disposição para esclarecer eventuais dúvidas. A cliente questionou a modelagem. O agente, como um vendedor, esclareceu as dúvidas e finalizou a compra.
Nesse formato inédito, que consideramos a versão 3.0 dos métodos de recuperação de carrinho abandonado, os resultados são muito expressivos: se antes a recuperação de vendas com a utilização do WhatsApp já trazia bons resultados, agora, com a combinação desse canal com a IA generativa, a realidade é de uma performance ainda mais marcante.
Escala infinita, taxas de conversão de até 30% e ROAS de mais de 120x são algumas das entregas já comprovadas.
A conversão pelo método de mensagens por WhatsApp + IA chega a até 30%, enquanto o e-mail tem uma taxa de conversão de 10%. Esse dado mostra a relevância do canal, que é amplamente explorado não só para conversas cotidianas, mas também para realizar compras.
Segundo o Chat-Commerce Report da OmniChat, 70% dos consumidores enviam mensagens para empresas pelo menos uma vez por semana, e 60% preferem comprar por mensagem em vez de ir até uma loja física.
Contudo, antes de iniciar o processo de recuperação do carrinho abandonado com IA generativa, é importante avaliar a experiência do usuário e corrigir possíveis pontos de fricção, como frete alto, métodos de pagamento limitados, site lento, falta de segurança ou checkout demorado. Assim, as possibilidades de potencialização dos resultados com essa iniciativa ficam maiores.
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