O varejo deve sempre tentar conquistar e fidelizar clientes para se manter competitivo no mercado. No e-commerce essa não é uma tarefa fácil, já que o cliente não entra em contato direto com a equipe nem com o produto.
Nesse caso, especificamente, a logística surge como um fator-chave para garantir uma boa experiência de compra aos clientes, tendo em vista que a entrega é o momento que a loja tem de surpreendê-los com um serviço de qualidade.
Mas como garantir um serviço eficiente e rápido o bastante para satisfazer o imediatismo do consumidor atual?
Muitas empresas têm investido em alternativas inovadoras no setor logístico. No entanto, é muito difícil aplicar uma nova estratégia quando se tem o modal rodoviário como principal meio de escoamento de produtos, devido às limitações da infraestrutura, às leis de trânsito e aos incontáveis imprevistos que podem ocorrer no processo de entrega.
Pensando nisso, a Amazon desenvolveu e patenteou uma ideia audaciosa. Trata-se da anticipatory shipping, em português, entrega antecipada. Este projeto, se der certo, pode revolucionar o mercado de comércio virtual por meio da tecnologia e da inteligência artificial.
Com este método, a entrega se inicia antes mesmo do cliente fechar a compra. Por meio dos dados fornecidos pelo cliente, seu histórico de pesquisas e compras anteriores, entre outras variáveis, o algoritmo criado pela Amazon consegue prever o comportamento do consumidor e agir de forma proativa no envio do produto.
Mas como isso funciona?
O algoritmo da Amazon analisa, por exemplo, se você olha diversas vezes o mesmo produto no site, se você fica bastante tempo com a página do produto aberta, etc e calcula a probabilidade de você adquirir aquele produto.
A partir daí, o produto é embalado no CD (Centro de Distribuição) e enviado para o HUB (Centro de Transportes Multimodal) mais próximo do cliente. Assim, quando você efetivar a compra, o produto já estará mais próximo e chegará muito mais rápido.
Além disso, se você efetivar a compra ao longo do percurso, a Amazon repassa o seu endereço e ele vai direto do CD para a sua casa, sem passar pelo HUB, tornando a entrega ainda mais rápida.
A empresa sai ganhando pois as condições continuam as mesmas, com os mesmos veículos, trânsito, tempo de viagem e custo do transporte, mas o tempo de espera do cliente pelo produto é reduzido consideravelmente. Isso facilita inclusive a implementação de estratégias como o Sameday Delivery.
E se o cliente não comprar o produto?
Não tem problema. Se o cliente desistir da compra, ele nem fica sabendo do percurso da entrega e o produto é repassado para o HUB mais próximo de outro comprador em potencial. Dessa forma, a Amazon não sofre com a logística reversa para o retorno do produto ao CD.
Interessante, não? Essa é uma patente da Amazon que deve despontar como tendência nos próximos anos. Isso só confirma a importância de pensar fora da caixa e inovar sempre, pois só assim as empresas podem garantir a sobrevivência na era digital!