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Simplificando a Black Friday em 5 pontos

Por: Felipe Martins

É especialista em E-commerce, Negócios Digitais e Marketing Digital. Ex-CEO da Dotstore, plataforma de e-commerce e fundador da Boigy, agência de marketing e tecnologia. Há mais de 20 anos ajuda pequenas e médias empresas a venderem pela internet lucrando, juntas, + de R$ 1 Bilhão.

Quem acha que a Black Friday é um “bicho de sete cabeças” terá muitos esclarecimentos ao ler esse artigo. Mais do que apenas uma data especial para negociações, a Black Friday assemelha-se em importância ao Dia das Mães devido ao número de pedidos realizados, o que é muito expressivo para uma data que passou a ser comemorada recentemente.

Contudo, o que realmente atrai o consumidor às compras, nessa sexta-feira tão específica de novembro, é a grande ideia da ação: os preços promocionais. Portanto, se o objetivo e a marca registrada da Black Friday são os valores mais baixos, para participar deste evento com efetividade, a loja virtual deve estar disposta a reduzir os preços de seus produtos.

Acompanhe, a seguir, 5 pontos que simplificarão a Black Friday para seu negócio:

1. O que é a Black Friday?

A Black Friday é uma campanha com o objetivo de abrir as vendas para o Natal, logo após o dia de Ação de Graças, que é comemorado na 4ª quinta-feira do mês de novembro nos Estados Unidos. A ideia vem sendo adotada, também, por outros países como Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal e Paraguai. Aqui no Brasil, a Black Friday foi iniciada em 2010.

A ideia da Black Friday é proporcionar descontos de até 80% para diversas categorias de produtos, como smartphones, notebooks, eletrodomésticos, TVs, roupas, calçados, livros e outros. Para os consumidores, a grande vantagem é antecipar as compras do Natal com preços mais acessíveis.

Já, para o lojista, é uma ótima oportunidade para esvaziar o estoque de algumas categorias de produtos para liberar espaço para as vendas do Natal, que são as mais expressivas do ano. Assim como nos EUA, a Black Friday no Brasil acontece sempre na última sexta-feira de novembro.

2. Por que a Black Friday é importante e por que participar?

A Black Friday se tornou importante pois trouxe ao comércio eletrônico brasileiro uma arrecadação “inesperada”, afinal, uma nova data foi inclusa no calendário do e-commerce nacional e resultou em faturamentos muito expressivos, cuja expectativa é crescente a cada ano.

Para o lojista que deseja ampliar seu faturamento neste ano, a importância na participação da Black Friday está em fidelizar os consumidores já frequentes oferecendo ofertas diferenciadas, e aproveitar a oportunidade para conquistar novos clientes, valendo-se do movimento que data proporciona.

3. Números da Black Friday

Números da Black Friday

Desde 2013, os números referentes às vendas na Black Friday se tornaram bastante expressivos. No ano passado, por exemplo, o faturamento total, no dia 27 de novembro foi equivalente ao Dias das Mães, com negociações entre 25/04 e 09/05. Esse total de vendas e faturamento em um único dia revela a grande relevância desta data e da necessidade de adaptação pelas lojas virtuais.

4. Quais estratégias usar para vender mais na Black Friday?

Deixe seu estoque preparado. A sexta-feira da Black Friday é marcada pela ávida procura por produtos com desconto. O fator preço baixo é, justamente, o atrativo desse período, logo seu estoque precisa estar pronto para receber seus clientes. Ter itens indisponíveis em plena Black Friday não é nada bom e pode prejudicar muito sua credibilidade.

Divulgue! Se você não informar que seu e-commerce aderiu à Black Friday, seus retornos não serão tão bons quanto você espera. Por isso, prepare seu negócio e seus consumidores. Vale apostar em e-mail marketing, publicação impulsionada, banner na loja informando os produtos em promoção, etc.

Nada de mentiras. Você, certamente, já viu o termo “Black Fraude” e já ouviu isso de algumas pessoas também. Você não deseja que seu e-commerce seja enquadrado à essa prática, certo? Dessa forma, é fundamental que sua loja virtual realmente se prepare para as vendas durante esse dia, e libere promoções reais aos consumidores.

Esteja pronto. Prepare totalmente o seu e-commerce, suas mídias sociais e seus consumidores para este dia. Fique pronto para responder às dúvidas dos clientes, para separar as mercadorias com agilidade, e dar ainda mais atenção às suas mídias sociais.

Não espere a próxima Black Friday para contatar o cliente novamente. Assim que a mercadoria for entregue, contate o seu consumidor e questione-o sobre sua experiência com a loja durante a Black Friday. Se todos os processos forem executados da maneira correta, o consumidor terá muitos motivos para voltar.

5. Como a Black Friday pode ser boa para meu negócio?

A Black Friday 2016 acontece no dia 25 de novembro, e tem faturamento estimado em R$ 2,1 bilhões de reais, ou seja, dados que refletem uma ótima oportunidade de negócio antes do Natal.

É muito válido destacar, por fim, que você não precisa envolver a loja inteira na Black Friday, isto é, alguns departamentos ou seções de produtos já é bastante válido! A Black Friday é um momento para você vender mais, e não sair no prejuízo; por isso, analise o que pode ser atrativo para seu consumidor, e rentável para seu negócio.

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Quais produtos precisam ser liberados no estoque? Quais itens estão parados há muito tempo? Qual porcentagem de desconto eu posso estabelecer? Analise com sabedoria e aproveite o máximo da Black Friday! Sucesso!