Todo artigo começa com um “insight” a partir de algum assunto que me chama atenção e que automaticamente vejo e traço o paralelo para o mundo do e-commerce, o mundo online.
Estava assistindo ao documentário sobre a obra do arquiteto Oscar Niemeyer e uma frase dele entrou na minha cabeça e ficou.
Num dado momento, entre tantos geniais, ele comenta como projetou a editora Mondadori em Milão (dá um google imagens para conferir). Esse projeto tem vários arcos estruturais – característica bem significativa desse grande artista – nesse caso; cada um deles com uma distância diferente entre as colunas – consegue imaginar ? Não é simétrico, não é obvio e é justamente por não ter o que é esperado que se destaca.
E a frase que o descreve: “Funcionar é essencial – é função básica, mas encantar, surpreender, fazer diferença – poesia… poesia humana… isso faz a diferença”.
Assim como a arquitetura tem que revelar a forma sem perder a função, me lancei o desafio de que paralelo eu poderia traçar para a atratividade e usabilidade das lojas virtuais.
Poxa, acho que eu compliquei a minha vida agora, não?
Talvez não, vou tentar te levar comigo. Acredito que esse paralelo pode ser muito concreto para falar sobre o layout, usabilidade, forma e função de uma loja virtual.
Assim como a simetria, textura, estrutura e o propósito são o esboço inicial de uma obra, acho que podemos pensar em que recursos uma boa vitrine necessita. Ela precisa além de cumprir sua função, facilitar a visita do cliente, otimizar o resultado do varejista: encantando o cliente, e fazendo ele voltar.
Podemos falar sobre: o contraste do botão “comprar”, quantidade de colunas de produtos, barra lateral, quick view, colocar o produto direto no carrinho ou entrar no detalhe do produto, categorias iconizadas, incluir o vídeo do produto, etc?
Todas estas decisões vão fazer diferença, sem dúvida, mas o que quero ressaltar aqui é algo que não tenho visto muito. Bem raramente escuto um elogio “rasgado” nesse campo, e por isso selecionei as palavras que eu deixaria escritas num cartaz quando estivesse construindo a minha loja:
- Inovação
- Olhar para o outro
- Coragem
- Ousadia
- Curiosidade
- Inspiração
Inovação – essencial no mundo online – mas não significa que você deve ter uma nova loja a cada 3 meses. Uma boa estrutura, um wireframe e design definidos de forma profissional permitem que o varejista acompanhe datas promocionais, tendências e garantem a longevidade da loja. Busque empresas e profissionais experientes do segmento – encontre o “seu Niemeyer”.
Olhar para o outro – essa parte certamente é a mais importante. Voce é um empresário e acha que não sabe nada de layout de e-commerce? Tenha especialistas e profissionais ao seu lado, mas: coloque-se no lugar do seu cliente – você sabe como ele é e pode antever algumas impressões que terão, sejam elas positivas ou negativas.
A palavra “curadoria” muito em voga nos últimos tempos no e-commerce, reflete exatamente isso: “alguém que entende você e o que você busca, seleciona o que tem de melhor – nesse segmento ou nicho, só pra você!”
Coragem e Ousadia – estas duas, vou manter aqui juntas – porque há quem queira e há quem não estar numa posição com essa imagem. Não vamos esquecer no entanto que há coragem e ousadia por trás das marcas mais conservadoras e tradicionais. E não podemos negar, essas características tem o poder de atrair o foco do cliente e a lembrança espontânea, mas nem todos os segmentos e gestores tem isso como um ponto-chave.
Curiosidade – já viu de tudo? Conhece seus concorrentes? Se você estivesse entrando no seu mercado “hoje” o que faria? Tem certeza?
Aqui no portal, você pode assistir a vídeos e análises de sites – vídeos de um especialista avaliando cada etapa de uma compra nos mais diversos e-commerces, de todos os segmentos e de todos tamanhos.
Inspiração – acho que aqui está a alma. Toda grande marca, assim como todo projeto pessoal precisa passar ao cliente a paixão e abrir o canal de comunicação direto.
Cada uma dessas palavras conduz a decisões que vão trazer o retorno ao seu investimento num bom layout da sua loja. Que vão trazer o cliente mais do que uma única vez a sua loja e assim melhorar seus resultados.
E para os dilemas que não permitirem um direcionamento por meio de decisões simples, vamos ao que nunca falha, além de ensinar ao varejista e sua equipe no dia-a-dia do negócio, ouvir o cliente (no caso ver o resultado) é sempre o caminho mais acertado – teste AB neles!
Não há regras, melhores práticas ou “conceitos” que não possam surpreender ou ser desmitificados quando confrontados por um bom teste AB.
Coloque o que sua marca tem de melhor na sua loja virtual, open mind, paixão e sucesso!