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Tecnologia e Inteligência de Mercado aliadas ao e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Por Carlos Alves, CEO da Casa América.

Pode-se dizer que a tecnologia é o coração do comércio eletrônico. Quando uma pessoa entra em uma loja física, ela espera ser bem recebida e atendida. E a mesma coisa acontece com o cliente de e-commerce. Já que no mundo virtual você não tem vendedores para auxiliar os usuários, é essencial investir em funcionalidades que otimizem o carregamento da página, facilitem a busca por produtos e tornem todo o processo de compra mais simples, fácil e ágil.

No Brasil, a taxa de abandono de carrinho ainda é muito alta, podendo variar de 50% a 75%, de acordo com dados da consultoria de e-commerce SeeWhy. E a demora de carregamento da página e a necessidade de preenchimento de grandes cadastros são alguns dos itens que mais causam a desistência.

Um pesquisa divulgada pela TagMan diz que, a cada segundo extra que uma página de um site demora para carregar, perde-se de 10% a 15% do tráfego, o que implica perda de conversão para o varejista virtual, tornando o investimento tecnologia primordial no planejamento do negócio.

No mundo digital em que vivemos, tornou-se uma obrigação as empresas investirem em soluções que levem a melhor experiência ao usuário no momento da navegação. Quando um consumidor entra em uma loja virtual, ele espera encontrar ícones que o levem a achar o que procura e que tudo seja realizado de forma rápida e dinâmica.

Existem diversas funções tecnológicas para ajudar o e-consumidor a se “locomover” de maneira mais rápida e fácil dentro da loja virtual, como a funcionalidade da compra com um clique, a qual torna a transação muito prática, permitindo que em poucos segundos o cliente efetive o pagamento.

Além disso, há diversos itens de busca eficiente e menus de navegação persistentes, que evitam que o consumidor, quando está buscando produtos no site, tenha que voltar para a home para acessar uma nova seção.

Uma forma eficiente de saber como o seu e-commerce está se comportando perante os usuários é o monitoramento constante da plataforma, que torna possível medir como estão a estabilidade e a interface e implementar as melhorias necessárias.

As métricas são essenciais para medir se as metas da empresa estão de acordo com o comportamento dos consumidores no e-commerce. Com essas informações, o varejista virtual pode oferecer aos clientes os produtos que eles estão buscando.

Por fim, uma tendência que merece atenção das marcas é o multicanal, pois, atualmente, o consumidor quer poder comprar onde estiver, seja em redes sociais, seja em marketplaces. Por isso, a integração da loja virtual com esses canais atrai cada vez mais a atenção dos usuários.

O e-commerce chegou ao Brasil para ficar, e a expectativa de crescimento de 35% para 2013 é a prova de que os consumidores estão apostando nessa nova maneira de comprar. O conforto, a agilidade e a comodidade que a internet proporciona são a chave para o sucesso desse canal, tornando o investimento em tecnologias e estratégias que melhor atendam aos clientes fundamental para a prosperidade da marca.

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