A tecnologia hoje não pode ser tratada mais como um artefato diferencial de uma operação, mas sim como uma premissa obrigatória para empresas poderem crescer e se destacar. Independentemente do ramo de atuação, a tecnologia tem um papel fundamental nos processos, na segurança e nas tomadas de decisão estratégicas em geral.
Segundo um estudo da Associação Brasileira das Empresas de Software, afirma-se que a indústria de tecnologia no Brasil cresceu 22,9%, contando com um investimento de aproximadamente R$200,3 bilhões. E um outro levantamento realizado pela GeekHunter aponta que o número de vagas abertas para tecnologia aumentou 136% em comparação ao ano anterior.
Ainda há quem pense que a tecnologia pode estar mais atrelada às redes sociais e à internet em geral, mas podemos ressaltar que não é só isso! Abaixo estão alguns exemplos de como a tecnologia pode ajudar na otimização de entregas, melhora do relacionamento com clientes, entre outros.
Tecnologia para gestão de processos
Os softwares estão cada vez mais presentes nos processos do dia a dia de trabalho, trazendo otimização, organização de demandas e gerenciamento. Alguns ganham destaque e são mais conhecidos, podendo ser bastante efetivos:
- Trelllo: um software muito intuitivo para gerenciamento de atividades, com painéis de preenchimento e cards de entregas com pendências e resolvidas.
- Google Analytics: é um software focado no controle de investimento e ações que são desenvolvidas dentro do Google, com ampla capacidade de análise sobre as performances e marketing digital.
- Pipedrive: é um software bem específico, que permite entender e controlar os status dos seus leads. Apresenta funcionalidades de preenchimento de dados, status da negociação, fluxo de vendas e também de execução de tarefas.
Tecnologia no mercado financeiro
Pensando no mercado financeiro e na importância da tecnologia, as inovações ganham muita visibilidade também! Os consumidores passam a ser um grande exemplo da necessidade de novidades tecnológicas, pois, segundo um estudo realizado pela FIS, em parceria com a Ipsos, observou-se que 49% dos consumidores compraram via aplicativo, com 40% usando meios de pagamento sem contato no ano de 2021. A facilidade e uma boa experiência para o cliente também estão atreladas ao investimento na tecnologia.
Visto esse exemplo, podemos falar que empresas financeiras estão empenhadas em fazer grandes investimentos voltados para a tecnologia. Um levantamento dos analistas do Gartner prevê que os gastos das empresas que disponibilizam serviços financeiros crescerão no ano de 2022, com uma porcentagem de 6,1%, podendo atingir aproximadamente U$623 bilhões em todo o mundo. Nisso, a categoria que mais cresce é a de software, com a previsão de aumento voltada para 11,5%.
Mas vale entender quais são as tendências tecnológicas para esse setor, vejam só:
Aplicativos em nuvens (cloud): isso facilitará e evitará a manutenção de softwares, pois esse armazenamento performa com o uso de servidores remotos para o compartilhamento de dados.
Inteligência artificial: tanto para o atendimento dos clientes quanto para previsão de negociação, detecção de fraudes. Vale investimento para essa tecnologia.
Automatizações: automatizador de tarefas e machine learning podem ajudar na otimização dos processos, sejam eles externos ou internos. Assim, por exemplo, análises manuais serão menos requisitadas.
Afinal, a sociedade e o mercado estão exigindo novas mudanças, com novas experiências, facilidade e transparência. Por isso, cabe às empresas se adaptarem também. Passamos por um momento em que a pandemia nos fez avançar muito em pouco tempo, ressalta o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, afirmando que o crescimento foi de 83% em 2021 durante o período.
Leia também: Tudo o que você precisa saber sobre digitalização de meios de pagamento