Logo E-Commerce Brasil

Temu: perfil de gestão e de liderança de uma empresa de quase um trilhão de dólares

Por: Vivianne Vilela

Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil

Vivianne Vilela atua como Diretora de Conteúdo, do E-Commerce Brasil há mais de 11 anos. É responsável pela curadoria dos eventos, dentre eles o Fórum E-Commerce Brasil (maior evento de e-commerce das Américas). Passou mais de 7 anos trabalhando em projetos nacionais para promover a inclusão, transformação e expansão no uso da tecnologia dos pequenos negócios no Brasil pelo Sebrae Nacional.

A equipe Temu foi oficialmente criada no início de 2022, começando com um time de 200 pessoas e agora atingindo uma escala de quase 1.500 pessoas. Como uma empresa iniciante, a estrutura organizacional do sistema Pinduoduo é muito plana.

Sob a liderança de Abu (Gu Pingping), executivos da Temu usam, internamente, apelidos como “Winter Jujube” e “Grape” e trabalham duro todos os dias. A menos que haja circunstâncias excepcionais, Abu aparece em sua mesa pontualmente às 8 da manhã todas as manhãs e trabalha incansavelmente até meia-noite.

Como líder da equipe, o envolvimento pessoal de Abu contribui para a cultura forte e de eficiência. No geral, o CEO Colin Huang, e o co-CEO Chen Lei, juntos com Abu, formam o cérebro da empresa responsável pela tomada de decisões diárias, enquanto outros são responsáveis ​​pela implementação. A vantagem dessa abordagem de gestão é que a direção estratégica da empresa é altamente consistente e a eficiência de execução é extremamente alta.

Colin Huang, CEO da Temu

O estilo de gestão plana do Pinduoduo foi levada para o Temu, que tem sua equipe de liderança em apenas três níveis. Abu é o primeiro nível, “Winter Jujube” e “Grape” são o segundo nível, e os gerentes de categoria são o terceiro nível. Tudo abaixo é o funcionário de nível inferior.

Por exemplo, a “Winter Jujube” tem de 40 a 50 subordinados diretos, incluindo talentos de outras gigantes da tecnologia, mas eles são apenas implementadores. O sistema de gerenciamento de três níveis torna os custos de comunicação interna extremamente baixos.

Para melhorar a eficiência do trabalho, o Temu tem pouquíssimas reuniões internas e, mesmo para relatórios anuais, não é necessário PPT, basta escrever alguns dados e parágrafos para resumir o resultado do trabalho.

Diferentemente dos gigantes tradicionais da internet, os departamentos da Temu não precisam alinhar informações entre si. Com base neste sistema de gerenciamento extremamente plano e eficiente, o Temu concluiu o desenvolvimento de sua plataforma em pouco mais de meio ano.