O varejo digital aproxima-se de duas das mais importantes datas comemorativas do calendário brasileiro: o Dia das Mães (8 de maio) e o Dia dos Namorados (12 de junho).
Para se ter uma melhor ideia da importância para as vendas no comércio nacional, em 2020, essas datas faturaram juntas R$ 7,8 bilhões só no e-commerce, segundo dados da Ebit | Nielsen. O resultado é maior até do que a soma das vendas de Black Friday e Natal daquele ano, chegando a R$ 7,7 bilhões.
Então, na hora de elevar o faturamento da loja, o empreendedor precisa olhar para uma métrica importante do negócio, o ticket médio das vendas. O desempenho nesse indicador está diretamente relacionado ao sucesso do comércio eletrônico em cada data comercial. Pensando nisso, aqui estão cinco ideias para aumentar o ticket médio da sua loja.
Veja cinco ideias para aumentar o ticket médio da sua loja.
Cinco ideias ou estratégias para aumentar o ticket médio da loja virtual
Antes de continuar, também vale ficar por dentro das dicas para vender mais nas datas do e-commerce como um todo. Porque, a seguir, o foco será especificamente em aumentar o ticket médio nesses eventos do varejo. Vamos lá?
1. Reative os clientes nas datas comemorativas
Existem três bons motivos para a loja procurar primeiramente aquelas pessoas que já compraram com o negócio:
- É muitas vezes mais barato reconquistar um cliente do que conquistar um novo.
- A loja tem entre 60% e 70% de chances de vender para um cliente existente, enquanto a probabilidade de vender para clientes em potencial é de 5% a 20%, segundo o livro Marketing Metrics.
- Em média, clientes assíduos gastam 67% a mais do que novos consumidores da marca, de acordo com a Inc.
Portanto, se o interesse é aumentar o ticket médio da loja virtual, esse público deve ser a prioridade número um das estratégias de marketing e vendas nas datas comemorativas.
2. Participe dos planos do consumidor
Outra forma de aumentar o valor médio das vendas é entregar mais valor para o público nas datas especiais. Valor esse na forma de uma boa seleção de produtos e serviços para a ocasião.
Para isso, é preciso estudar o comportamento do consumidor e como ele pretende comemorar cada data. Por exemplo, uma pesquisa da Behup mostra que 37% dos brasileiros que pretendem celebrar o Dia das Mães 2022 farão uma refeição especial em casa. Então, além dos tradicionais presentes, vale considerar se a loja pode participar de alguma outra maneira desse momento especial.
Analisar o comportamento do consumidor também é interessante para pensar fora da caixa. Além das mães, que outras mulheres podem ser presenteadas no 8 de maio, levando o comprador a adicionar mais itens no carrinho? A própria Behup mostra que esposas, sogras e avós são outros públicos populares nessa data. Tenha isso em mente na hora de elaborar suas estratégias e discursos de vendas.
3. Faça cross-selling e up selling para impactar seu ticket médio
Quando a empresa conhece de fato seu público-alvo fica mais fácil propor ações eficientes de cross-selling ou up selling. Isto é, ações de venda de produtos ou serviços relacionados ou que levem a pessoa a comprar um item de maior valor, respectivamente.
Uma boa forma de estimular a inclusão de itens no carrinho é oferecer frete grátis a partir de determinado valor. Para isso, calcule quanto é o seu ticket médio atual e estabeleça o quanto ele pode ser melhorado. A partir daí, você tem um valor mínimo para as compras com esse benefício.
O frete grátis, por sinal, é a alavanca de venda mais usada pelos consumidores digitais segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Quase 90% deles utilizam esse recurso nas suas compras online.
4. Planeje bem suas alavancas promocionais
Falando nelas, a SBVC revela também que o cashback vem crescendo em popularidade, e 59% dos consumidores brasileiros conectados já o usaram em 2021. Por outro lado, os programas de pontos, igualmente utilizados para aumentar a fidelidade dos clientes, têm caído em desuso. Em 2020, 37% dos consumidores participavam desses programas, enquanto em 2021 esse número baixou para 33%.
De acordo com a pesquisa, as formas mais diretas de reembolso são mais bem recebidas pelo público brasileiro. Afinal, um benefício sem data específica para ser aproveitado torna-se mais difícil de tangibilizar. Vale ter esse comportamento em conta ao elaborar suas estratégias para vender mais nas datas comemorativas.
5. Diversifique os meios de pagamento no e-commerce
Para completar, você sabia que o próprio checkout da loja virtual pode servir para aumentar o ticket médio das vendas nas datas especiais do varejo?
Isso é o que mostram diversas pesquisas sobre o uso das opções de pagamento BNPL no e-commerce. Ou seja, o “compre agora, pague depois”, em que o consumidor pode parcelar as compras em até 24 vezes no boleto ou no Pix sem precisar de cartão de crédito.
Essa maior flexibilidade – e até maior acessibilidade, considerando os milhões de consumidores brasileiros sem cartão ou com baixo limite de crédito – é então traduzida em compras maiores. Para se ter uma ideia, o aumento no ticket médio pode ir de 10% a 80%.
Então, não basta ter uma boa estratégia no topo do funil, atraindo o público para sua loja virtual. Também é preciso oferecer as condições adequadas para que o consumidor conclua a compra. Nesse sentido, o parcelamento via boleto ou Pix desponta como uma grande tendência do varejo porque traz vantagens tanto para o lojista quanto para o público final. Isso pode fazer uma enorme diferença no faturamento do comércio nas datas comemorativas.
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