O e-commerce brasileiro faturou R$ 161 bilhões em 2021, segundo a Neotrust. Isso representa um crescimento de 27% em relação ao ano anterior. Em 2022, a tendência é de nova alta, e as datas especiais do varejo são sempre uma ótima oportunidade para vender mais.
Apenas o Dia do Consumidor, celebrado sempre em 15 de março, movimentou R$ 6,3 bilhões durante toda a campanha para a data em 2021. De acordo com o balanço realizado por All iN e Social Miner, houve um aumento de 85% nas vendas nessa ocasião na comparação com 2020.
Para capitalizar esse movimento que as datas do varejo impulsionam, é importante que os lojistas estejam preparados para o calendário do e-commerce em 2022. Então, veja algumas dicas para tirar o melhor proveito delas.
As datas para vender mais no calendário e-commerce 2022
O Dia do Consumidor novamente bate às portas do comércio brasileiro e anima os lojistas. Nessa data, uma pesquisa da Shopee revela que 68% dos consumidores pretendem aproveitá-la pela primeira vez em 2022 para comprar.
Mas ainda temos pela frente no calendário de e-commerce 2022:
- Páscoa: 17 de abril
- Dia das Mães: 8 de maio
- Dia dos Namorados: 12 de junho
- Dia dos Pais: 14 de agosto
- Semana do Brasil: 4 de setembro
- Dia do Cliente: 15 de setembro
- Dia das Crianças: 12 de outubro
- Black Friday: 25 de novembro
- Cyber Monday: 28 de novembro
- Natal: 25 de dezembro
Essas são as principais datas do varejo no Brasil, mas outras ocasiões também podem ser aproveitadas, conforme as oportunidades de cada segmento. O Dia dos Solteiros em 11 de novembro, por exemplo, movimenta mais de R$ 2 bilhões no país, segundo a Ebit | Nielsen.
Igualmente importante é ter uma estratégia comercial que estimule o retorno dos clientes. Programas de fidelidade e cashback podem ser boas iniciativas para fazer o consumidor comprar na sua loja em várias datas ao longo do ano.
Como preparar seu e-commerce para as datas do varejo?
Acompanhe cinco dicas para aumentar suas vendas no comércio virtual em 2022.
1. Comece sua campanha comercial com antecedência
O consumidor brasileiro vive um momento de contenção de gastos. Isso faz com que ele antecipe cada vez mais a busca pelos itens desejados para encontrar o melhor preço.
No caso da última Black Friday, 57% dos entrevistados pela UOL revelaram começar a pesquisa de compras com dois meses ou mais de antecedência.
2. Fortaleça sua presença nos canais digitais
Sites de busca, redes sociais e promoções via e-mail são três dos meios mais efetivos para atrair clientes para a loja virtual. Eles chegam a representar até 39% dos pedidos no segmento de alimentos, 55% em casa e decoração, 41% nas lojas de departamento e 47% em material esportivo. Os dados são pesquisa Webshoppers, em sua 44ª edição, da Ebit | Nielsen.
Portanto, é fundamental investir em uma estratégia de SEO, tanto em anúncios quanto nas descrições e imagens dos produtos para destacar sua loja virtual nas buscas. Além disso, é importante produzir conteúdo regular para as redes sociais e criar campanhas de captação de leads. Essas campanhas permitem enviar e-mail marketing com promoções personalizadas nas datas do e-commerce 2022, aumentando as chances de conversão.
3. Estude o comportamento do consumidor
Com uma rápida pesquisa no Google, podem-se encontrar diversos estudos sobre a intenção de compra do consumidor nas diferentes datas comerciais do varejo. Eles fornecem informações interessantes para refinar sua estratégia de vendas.
Por exemplo, você sabia que a maior preocupação do público no último Dia do Cliente era comprar itens de necessidade com melhor preço? Isso é o que revelou um estudo de All iN, Social Miner e Opinion Box.
Além disso, vale estudar como o consumidor pretende pagar pelas compras e quais vantagens pesam mais na decisão – se o valor do frete, entrega rápida, descontos etc. Desse modo, é possível dar as condições mais interessantes para atrair o público.
4. Invista na experiência do cliente
Quase metade (46%) dos brasileiros já desistiram de uma compra online, revela o Facebook.
Entre os motivos para essa desistência estão:
- falta de otimização do e-commerce para dispositivos móveis;
- informações insuficientes sobre um produto;
- indisponibilidade de opções específicas dos produtos;
- busca defeituosa dentro do site ou aplicativo;
- falta de indicadores de compra segura.
Portanto, o sucesso nas vendas do e-commerce em 2022 vai muito além da estratégia comercial. Questões como usabilidade online, segurança de dados e suporte ao consumidor são fundamentais quando o assunto é vender mais.
5. Facilite o checkout
Outro fator determinante para o sucesso nas vendas está na hora de fechar a compra. Segundo uma pesquisa da Nuvemshop, meios de pagamento engessados são um obstáculo para 80% do público ao comprar pela Internet.
Diante disso, as lojas virtuais devem oferecer meios de pagamento otimizados para a jornada de compra do consumidor. Para este Dia do Consumidor, por exemplo, a Shopee indica que os métodos mais buscados são: cartão de crédito (45%), Pix (30%) e boleto bancário (16%).
Já que o crédito é o método mais procurado, vale disponibilizar também o crédito direto ao consumidor (CDC) como opção de checkout. No Brasil, já existem soluções seguras para integrar ao e-commerce que fornecem crédito ao consumidor sem necessidade de um cartão, com possibilidade de parcelar as compras com pagamento via boleto ou Pix.
Com essas soluções de parcelar no boleto ou parcelar no Pix, o lojista pode ver um aumento nas conversões enquanto tem o recebimento do valor da venda garantido pela empresa parceira.
Essas foram algumas dicas para vender mais nas datas do e-commerce. Com informação, antecipação, estratégia e modernização do negócio, 2022 poderá ser um ano de recorde de vendas no varejo online.
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