Você sabe como Nick Swinmurn iniciou a Zappos, hoje a maior varejista online de calçados do mundo?
Um empreendedor comum diria que ele viu na internet uma provável oportunidade de vender sapatos, encarou o risco de fazer contratos com alguns poucos fornecedores, comprar um estoque inicial e construir uma loja virtual boa o suficiente para só então “ver no que ia dar”.
É assim que todos fazem, não é mesmo?
Pois o Nick fez diferente.
Ele visitou lojas de sapatos locais, tirou fotos de cada sapato exposto e construiu um website expondo cada um desses sapatos para venda.
Toda vez que alguém comprava um sapato pelo seu site, ele ia até a loja local e comprava o sapato pelo preço cheio. Isso mesmo, sem qualquer lucro. Ele pagava para vender.
E qual a sacada afinal?
O Nick:
- não comprometeu dinheiro comprando estoque inicial que ele não saberia se venderia
- nem perdeu tempo construindo uma super loja virtual com todos os recursos que julgaria necessários
- nem perdeu tempo realizando contratos com fornecedores ou qualquer outra atividade que não fosse realmente necessária para começar a vender
Com pouco tempo e dinheiro investidos, Nick não só comprovou que vender sapatos pela internet tinha potencial, como também aprendeu como superar objeções comuns e a melhor forma de divulgar esse tipo de produto pela internet. Ele estava então seguro para dar o próximo passo: fazer contratos, comprar estoque e investir numa loja realmente profissional.
Isso foi em 1999, mas essa forma focada e eficaz de pensar é hoje o mínimo que se espera de qualquer empreendedor de e-commerce que queira ser bem sucedido.
Quer um exemplo local? Que tal a Ferramix, um varejista online de ferramentas, que começou em 2004 a revender poucos produtos pelo Mercado Livre, encontrou um nicho que fez seu negócio crescer e hoje vende mais de 3 milhões de reais por ano online.
Baby Steps
É tudo uma questão de fazer o que é realmente importante primeiro, em pequenos passos (baby steps), evitando qualquer desperdício de tempo ou de dinheiro.
Nunca existiram tantas tecnologias e ferramentas à disposição que hoje permitem você transformar seu negócio num verdadeiro laboratório. O empreendedor online de hoje deve ser um cientista que constantemente testa, testa e testa.
Quer exemplos?
Para começar a vender online agora, com baixíssimo custo:
Para contratar desenvolvedores/designers/redatores/consultores bons e baratos por job ou por hora:
Para trazer tráfego agora para a sua loja:
Para fazer testes com facilidade e transformar seu negócio num laboratório:
Para conectar qualquer sistema e se tornar realmente produtivo:
Para fazer email marketing eficiente e ridiculamente simples:
Tudo está ao alcance, para qualquer bolso. E existem ainda muito mais opções do que essas que eu listei a título de exemplo.
E você, acredita mesmo que é necessário investir muito tempo e dinheiro para construir um comércio eletrônico perfeito e também complicado, antes de realizar qualquer tipo de venda?
Você não acha melhor começar a vender o quanto antes e assim reduzir riscos e ganhar tempo para só investir no que fizer realmente sentido investir?
Afinal, você é um empreendedor ágil?