O comércio eletrônico não pára de crescer e já responde por cerca de 4% do PIB do varejo com um crescimento anual superior a 30%. O E-Commerce é parte importante da estratégia das empresas pois a loja virtual chega aonde a estrutura física é impedida geograficamente, vendendo no regime de auto atendimento 24 x 7 e interagindo com os consumidores. A discussão não é mais sobre ter ou não um E-Commerce, a questão passou a ser quando e como. Então, antes de começar a traçar seus planos e pôr a mão na massa, você precisa saber que existe toda uma estrutura necessária envolvida, que vai muito além de montar uma loja e começar a vender.
1º passo – montando um plano de negócio
Para ter um E-Commerce bem sucedido, você precisará, antes de tudo, de um plano de negócios realista e o mais completo possível. Um plano de negócios envolve o tamanho do seu orçamento para montar o negócio, para quem você vai vender, por quanto, o tamanho da sua margem, as despesas envolvidas e qual expectativa de retorno do seu investimento (ROI), projetados nos cenários de curto, médio e longo prazo.
Se você não sabe exatamente como criar um plano de negócios, procure a ajuda de empresas especializadas, como consultorias de negócio e e-commerce. O Sebrae da sua região oferece diversos cursos sobre como empreender na área.
O plano de negócios permite e auxilia você a prever, principalmente, as despesas que devem surgir com uma série de serviços essenciais ao funcionamento da sua loja, descritas nos próximos passos.
2º passo – entendendo o Ecossistema
Existe uma rede de serviços associados que podem ser contratados separadamente ou em pacotes. Cada um desses serviços são disponibilizados por empresas diferentes e representam custos mensais para sua operação. Ok, agora você já percebeu que a tarefa não é tão simples assim. Mas do que exatamente você vai precisar? Veja quem é quem no ecossistema:
a) Uma Plataforma de E-Commerce confiável, flexível e que seja do tamanho da sua demanda.
Mais importante do que avaliar a quantidade de vendas que você espera obter inicialmente é necessário projetar um cenário para o futuro. Você não vai querer contratar uma plataforma que te atenda agora mas que num futuro breve não vai suportar sua operação e deixá-lo na mão.
b) Estrutura de produção e logística
Quanto você espera vender? Você será capaz de produzir, manter e entregar tudo que sua loja vender?
Muito mais do que isso, é necessário ter uma estrutura para armazenar seus produtos, pessoas capacitadas, softwares e processos para controlar o seu estoque, embalar, faturar e despachar a mercadoria. Tudo isso depende, novamente, do tamanho da sua operação, por isso ter uma visão de futuro é essencial.
c) Back Office ou ERP
Dependendo do volume das suas vendas, é bem possível que você necessite de uma plataforma de Back Office ou ERP (Enterprise resource planning), um software que realiza o controle das operações da sua empresa, como controle de estoque, faturamento, contabilidade, entre outras coisas. Esse sistema deve ser integrado com sua loja virtual ajudando na manutenção dos produtos disponíveis para venda e emitindo notas fiscais.
d) Gateway de pagamento
São as empresas que intermediam o pagamento entre o seu consumidor e os meios de pagamento (Cartões de crédito, bancos etc) que você escolher para sua loja. Essa comunicação pode ser feita diretamente entre a loja e o meio de pagamento, porém nesse caso, você mesmo precisa gerenciar essa relação e acompanhar as transações. Contratar uma empresa que faça isso por você garante muito mais segurança pra sua loja e tranquilidade para o consumidor.
e) Controle de fraude
Quem são os consumidores da sua loja? Você sabe se eles são realmente quem dizem que são ou se está sendo vítima de uma fraude, um cartão roubado? Neste caso, quem paga o prejuízo é a empresa vendedora. Os serviços de análise de risco e controle de fraudes analisam o comportamento do consumidor e características da compra, cruzando dados, podendo barrar uma série de potenciais operações fraudulentas.
f) Empresas de logística de entrega
Quem vai despachar suas mercadorias? Dependendo do valor de um produto, vale a pena enviar esse produto para outro estado ou país? Considere todos esses fatores e procure uma empresa que lhe forneça um bom nível de serviço, tabelas claras, valores e prazos que sejam compatíveis com o seu tipo de produto e política de entregas.
3º passo – Loja virtual montada, agora é preciso vender!
Você já desenhou seu plano de negócios, contratou a Plataforma de E-Commerce, todos os serviços do ecossistema e está com sua loja on-line pronta para receber os pedidos. Mas e agora? É preciso atrair consumidores e principalmente, gerar vendas.
Existem diversas iniciativas de marketing a serem adotadas, a primeira deve ser focada em gerar visitas e aumentar o trafego no e-commerce, já a segunda busca aumentar a conversão de vendas e elevar o valor de ticket médio. O custo de aquisição de novos clientes vem aumentando consideravelmente, então engajar o consumidor e promover recompras é fundamental para o negócio.
Existem diversas agências especializadas em marketing de trafego e conversão e também poucos players de Plataforma de E-Commerce que oferecem estes serviços, uma boa opção a ser avaliada pois tecnologia e marketing devem andar juntos e alinhadas.
4º passo – Sustentação da Loja Virtual
Ao contratar uma Plataforma de E-Commerce e outros serviços do ecossistema fique atento a solução oferecida e ao modelo de negócio estabelecido no contrato. Existem diversos modelos técnicos e comerciais, com diferentes métodos de cobrança, cada qual com seus prós e contras. Pergunte para si próprio: Onde quero chegar com meu E-Commerce em termos de vendas/pedidos dia daqui a 3, 6, 12, 18 e 24 meses? A resposta a essa pergunta ajudará em muito na escolha adequada da Plataforma de E-Commerce e demais serviços do ecossistema.
Evidente que mudanças ao longo do tempo ocorrem, vide que agora a operação está rodando, mas mudar de Plataforma de E-Commerce num curto espaço de tempo traz dor de cabeça e desperdício de tempo e dinheiro. Portanto se você tem um planejamento que aponta para um cenário de crescimento, aposte numa solução e num modelo de negócio que atenda ao seu cenário.
5º passo – Pense Grande
O E-Commerce continua trazendo oportunidades de novas empresas surgirem e de outras se reinventarem, então qual será o seu papel nisto? O E-Commerce é uma nova unidade de negócio, diferente do varejo tradicional. A mecânica muda, mas o objetivo é o mesmo: crescer, ganhar mercado e gerar riqueza.
Na busca por empresas especializadas em tirar seu projeto de E-Commerce do papel, avalie a experiência desses fornecedores, veja que empresas e marcas eles atendem. Considere não apenas a capacidade técnica da solução, mas principalmente a experiência em negócios que este parceiro trará para o seu E-Commerce.