Ainda que o comércio eletrônico ainda corresponda a apenas 5% das compras em varejo no Brasil, a tendência é que esse número cresça cada vez mais, ano a ano. A crise econômica gerada pela pandemia do novo coronavírus obriga vários varejistas a apostarem nas vendas online e o meio mais rápido é a entrada em marketplaces.
Por mais que a plataforma já esteja montada, é preciso alguns cuidados para conseguir obter lucros através de marketplaces. Esse foi o tema da palestra de Bruno Kerber, Co-CEO da Lexos no Marketplace Conference 2020 Live Edition, nesta sexta-feira (27).
Especialista no tema, Bruno Kerber trouxe dez dicas essesnciais para os sellers obterem lucros nestas plataformas.
Confira:
1º – Seja multicanal
Quanto mais canal você vender, maior o lucro. Para isso, é preciso conhecer o público e, assim, entrar na marketplace mais voltada para o seu público.
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2º – Evite prejuízos
É importante conhecer as regras de cada marketplace. Saber como funciona a comissão, como são feitas as campanhas, qual a taxa de estorno, a taxa de devolução, como eu controlo ou não o frete, quais os impostos e outras despesas
3º – Quem anuncia mais, vende mais em mais canais
Faça variações no título do seu produto em cada marketplace. Coloque um EAN em cada anúncio e use o Google Trends e o Uber Sugest – são ótimas plataformas para te sugerir termos que vão alavancar as buscas da mercadoria via google.
4º – Invista em kits e combos
Ofereça produtos que funcionem bem juntos. Ofereça acessórios que complementem o outro.
5º – Cross Sell e Up Sell
Motive seus clientes a gastar a mais, dê sugestões úteis para complementar o pedido e apresente produtos relevantes para o cliente.
6º – Saiba precificar os seus produtos
Foque em lucro na operação, compreenda quais produtos dão lucro e quais dão prejuízo.
dica: preço baseado na concorrência, mas não leve apenas isso em consideração. Quem garante que o concorrente precificou corretamente? Faça o markup!
7º – Mantenha a melhor reputação nos marketplaces
Mostre que você é uma marca de confiança
8º – Seja o primeiro no BuyBox
O BuyBox considera a avaliação da loja, o valor do produto, valor do frete, prazo de entrega e nota mínima de 3,8. Sem esses quesitos, não é possível entrar no BuyBox e, consequentemente, seu produto fica escondido no marketplace.
9º – Faça anúncios com excelência
10º – Fullfilment
Mais rapidez na entrega do seu produto. Nesta modalidade, seu estoque fica alocado no Centro de Distribuição do marketplace e, com isso, o preço do frete fica mais competitivo e o lojista se preocupa apenas com o operacional da loja.