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2025 está aí: veja o passo a passo para planejar as vendas do novo ano

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Dezembro costuma ser um mês de sonhos e desejos. No e-commerce, os sellers precisam dar um passo além de apenas imaginar um ano novo melhor. Devem já começar a pensar no planejamento comercial de 2025. Mas, calma, ninguém precisa deixar de aproveitar a temporada de festas. O início do planejamento não precisa ser complexo – organizar quesitos básicos já trará um diferencial para o negócio. 

O ponto de partida é definir como serão realizadas as vendas. Nessa etapa, vale uma atenção especial às plataformas segmentadas para determinados tipos de produtos. Cumprido esse passo, o seller consegue definir melhor quais itens serão anunciados, além de traçar estratégias de preços e promoções para cada marketplace. 

Com as plataformas e preços definidos, é hora de analisar dados de anos anteriores para identificar tendências de consumo. Vale ainda usar ferramentas que reúnem dados gerais do varejo eletrônico e de pesquisas feitas em sites de buscas. Portais de notícias sobre o e-commerce são fontes que podem complementar essa busca por informações. 

Acompanhar as redes sociais com um olhar analítico também faz a diferença. Nelas, é possível identificar quais linhas e produtos estão em alta e, assim, definir investimentos maiores em produtos e estratégias que podem trazer mais receitas. “É preciso enxergar as redes sociais como uma forma de traçar tendências. Os consumidores são altamente influenciáveis pela internet e isso está transformando a forma como as pessoas compram. Cada vez mais, as empresas de segmentos como perfumaria e maquiagem investem em campanhas com influenciadores devido ao apelo de vendas que eles geram para seus produtos”, diz Ana Paula Pardinho, Gerente de Marketplace da RD Saúde Marketplace. 

Especializada em saúde, bem-estar e beleza, a RD Saúde Marketplace, incentiva os parceiros a incluírem o pós-venda no planejamento anual. “Esse é um aspecto cada vez mais relevante dentro do varejo. A melhor estratégia para sellers menores é aderir aos serviços logísticos das grandes plataformas”, explica Ana Paula. No caso da RD Saúde Marketplace, a empresa garante rastreabilidade do pedido e resolve possíveis problemas com a transportadora. Ao trabalhar em parceria com um grande marketplace, o seller tem mais chance de oferecer prazo de entrega competitivo. 

Algumas empresas ainda enfrentam dificuldades em outras etapas do pós-venda – por exemplo, separação, despacho, entrega e comunicação com o consumidor. Nesse ponto, novamente, o segredo está no planejamento. Mesmo com o apoio dos serviços de logística dos marketplaces, os sellers precisam estar preparados para separar e embalar os pedidos de forma correta e ágil. 

Além disso, é importante analisar a necessidade de ampliação da equipe nos períodos de altas nas vendas, como Black Friday e Natal. O tempo de resposta no atendimento aos clientes também é um diferencial para se considerar na preparação para o novo ano que está chegando. 

Ana Paula Pardinho dá também duas dicas do que NÃO fazer: 

– Evite trabalhar com poucos fornecedores. Isso fragiliza o negócio. Se houver problemas com um fornecedor e o seller não tiver outras marcas no catálogo, ele pode ficar sem produtos para vender. 

– Oferecer poucas formas de pagamento pode afastar o cliente. Opções fáceis de parcelamento, desconto no pix e cupons promocionais são ferramentas que estimulam as vendas. Frisar a mudança no preço durante uma promoção também ajuda. “Isso dá uma sensação maior de bom negócio”, diz Ana Paula. 

Com essas dicas em mãos, não perca tempo e comece já a se organizar para um 2025 de sucesso. Quanto melhor o planejamento, melhores serão os resultados.