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Estudo: 4 entre 10 e-commerces usam IA no atendimento ao cliente no mundo

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

Para aprimorar o atendimento e o suporte ao cliente do e-commerce, cerca de 4 em cada 10 profissionais de marketing estão adotando a inteligência artificial (IA) no processo.

Segundo o estudo realizado das empresas Qualtrics e Klaviyo, 37% dos profissionais da área já utilizam tecnologias de IA para essas finalidades.

Nos últimos 4 anos, de acordo com o Gartner, o número de empresas adotando inteligência artificial aumentou 270%. Este ano, conforme apontou a ZipDo, espera-se que os gastos globais com IA no comércio eletrônico atinjam mais de US$ 8 bilhões.

O futuro do atendimento ao cliente com IA

O estudo também revelou que outros 29% dos profissionais de marketing de comércio eletrônico estão considerando implementar IA para atendimento e suporte ao cliente no futuro próximo.

Vale destacar que a adoção dessa tecnologia não se limita ao atendimento: um terço (33%) dos profissionais também utiliza IA para recomendações de produtos, enquanto 35% estão abertos a essa possibilidade no futuro.

Demanda dos consumidores

A demanda por suporte e atendimento ao cliente impulsionado por IA não vem apenas das empresas. De acordo com dados da IBM de outubro de 2023, mais de 8 em cada 10 adultos (86%) ao redor do mundo desejam que a IA ajude a fornecer serviços ou resolver problemas.

No Brasil, segundo um estudo da Octadesk, 42% dos consumidores já experimentaram alguma forma de interação com a IA ao fazer compras online. Vale destacar que 35% dos entrevistados ainda não passaram pela experiência, assim como 23% estão indecisos.

Transformação do setor

As tecnologias de IA estão revolucionando a indústria do e-commerce, oferecendo não apenas suporte ao cliente mais eficaz, mas também melhorando a experiência do consumidor com recomendações personalizadas e soluções instantâneas para problemas comuns.

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