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43% dos varejistas vêm inteligência artificial como oportunidade para aumentar vendas 

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

De acordo com a pesquisa “IA no Varejo”, conduzida pelo Latam Retail Show em parceria com o QualiBest, 61% dos consumidores acreditam que a IA pode aumentar a competitividade por meio de melhores preços, enquanto 43% veem na tecnologia uma oportunidade de aumentar as vendas, acelerar processos e melhorar a tomada de decisões.

Para 32% dos entrevistados, a eficiência proporcionada pela IA compensará os custos iniciais, demonstrando uma visão otimista sobre o retorno econômico a longo prazo. Porém, entre as mulheres, há maior cautela, já que nenhuma delas considera que os benefícios dependerão do tipo de produto ou da tecnologia adotada.

Robo pequeno, preto e laranja, trabalhado em computador em mesa de escritório
Imagem: reprodução

Destaque aos assistentes virtuais

A pesquisa também aponta que 26% dos participantes acreditam que a IA proporcionará um processo de compra mais rápido e eficiente. Além disso, 26% destacam a melhoria no atendimento ao cliente, por meio de chatbots e assistentes virtuais. 

Os assistentes virtuais, em especial, são a funcionalidade mais desejada por 43% dos consumidores. Os homens lideram o interesse por esse tipo de suporte.

Marcos Gouvêa, diretor-geral da Gouvêa Ecosystem, declara: “o uso da IA está criando um cenário onde os consumidores podem desfrutar de uma experiência de compra mais competitiva e personalizada, enquanto os varejistas têm a oportunidade de otimizar suas operações e acelerar processos decisórios”.

Vantagens para o consumidor

Um dos principais benefícios da IA, apontados pelos consumidores, é a melhoria na qualidade dos produtos, já que para 76% dos entrevistados, a tecnologia pode contribuir com melhores recomendações e maior controle de qualidade. Somente 20% acreditam que a tecnologia não afetará a qualidade do produto.

Ademais, 44% acreditam que a IA pode aprimorar a experiência de compra online, em comparação às lojas físicas, oferecendo navegação personalizada e recomendações mais precisas.

Para entrevistados entre 25 e 34 anos e 35 a 44 anos, o percentual de aprimoramento na experiência sobe para 51%. Entretanto, para entrevistados com mais de 45 anos, 24% acreditam que, mesmo com IA, a visita à loja física não será superada.

Privacidade e segurança dos dados

Apesar dos benefícios, a inteligência artificial levanta preocupações, especialmente em relação à privacidade. Cerca de 46% dos consumidores se mostram cautelosos com o uso da IA – devido ao receio com a coleta de dados pessoais, com essa preocupação sendo mais acentuada entre pessoas acima de 45 anos.

Entretanto, 80% dos consumidores se sentem confortáveis no uso da IA para personalização das compras. Outros 31% dos entrevistados temem que a adoção da IA possa impactar negativamente o mercado de trabalho, resultando em perda de empregos.

As preocupações sobre a quantidade de dados pessoais que os varejistas podem coletar ao utilizar IA também crescem entre os clientes. 53% afirmam estar preocupados, mas aceitam um certo nível de coleta, 33% se mostram muito preocupados. Entre as pessoas com mais de 45 anos, essa preocupação aumenta para 39%.

Meios de pagamento com IA

As novas tecnologias de pagamento, como reconhecimento facial e biometria, têm ganhado espaço, e mais de 80% dos consumidores afirmam estar dispostos a adotá-las. No entanto, 39% expressam preocupações sobre a segurança desses métodos. 

O estudo também indica que 49% acreditam que a IA pode acelerar a transição para um varejo mais digital e seguro, além de ser uma aliada na redução de fraudes nas transações.