Logo E-Commerce Brasil

5 tendências para o e-commerce brasileiro, segundo a Forrester, no Fórum E-Commerce Brasil

Por: Vivianne Vilela

Diretora de Conteúdo do E-Commerce Brasil

Vivianne Vilela atua como Diretora de Conteúdo, do E-Commerce Brasil há mais de 11 anos. É responsável pela curadoria dos eventos, dentre eles o Fórum E-Commerce Brasil (maior evento de e-commerce das Américas). Passou mais de 7 anos trabalhando em projetos nacionais para promover a inclusão, transformação e expansão no uso da tecnologia dos pequenos negócios no Brasil pelo Sebrae Nacional.

Muitas marcas estão de olho no varejo online da América Latina e olham primeiro para o mercado brasileiro, e com razão. O Brasil é  maior mercado de varejo online da América Latina e a sua taxa de crescimento continua em ascenssão. A previsão da Forrester mostra o crescimento do mercado anual em torno de 18%, atingindo cerca de U$ 35 bilhões em 2018.

Como todo mercado de crescimento acelerado de comércio eletrônico, no entando, as empresas que competem neste ambiente enfrentam inúmeros desafios. Questões como a carga tributária, e o longo caminho a ser percorrido em busca da lucratividade estão bem documentados.  Além disso, as empresas precisam se preparar para as mudanças em que os consumidores compram online e como eles fazem estas compras. A dinâmica das compras online, segundo a Forrester, está mudando.

O relatório publicado, ontem, pela Forrester – The Evolution Of eCommerce In Brazil, fala sobre as cinco tendências que terão impacto no e-commerce brasileiro.

brazil_5_trends

Por exemplo:

O mix de categorias vai mudar: apesar do vestuário ser a categoria que mais vende no Brasil, o mercado de moda online ainda tem espaço para crescer de forma segmentada.

Os varejistas vão investir mais tempo, estudo, recurso e inteligência para melhorar a experiência de compra: os varejistas brasileiros captam uma grande quantidade de informações sobre os seus clientes, mas apenas o básico é feito com estes dados pela maioria dos varejistas locais. É necessário que uma estratégia de inteligência competitiva permeie as ações para atrair e reter clientes. Poucos são os conhecimentos qualitativos e quantitativos para compreender plenamente a intenção de compra e o comportamento do cliente.

Na próxima terça-feira (12) a Zia Daniell Widger, VP e Diretora de Pesquisas da Forrester Research, apresentará estas 5 tendências, durante a sua palestra no Fórum E-Commerce Brasil, em São Paulo.

Por: Forrester Research