A pesquisa “E-commerce Trends 2024”, realizada pela Octadesk em parceria com o Opinion Box, mostra que 62% dos consumidores realizam de duas a cinco compras online por mês. Desses, aliás, 85% compram online pelo menos uma vez no mesmo período.
Realizado com mais de dois mil consumidores, o levantamento mostra que os favoritos são:
– sites e lojas virtuais (63%);
– marketplaces (60%);
– e aplicativos da própria marca (49%).
Quando questionados sobre o porquê da preferência pela prática virtual, os consumidores apontaram:
– preços mais baixos em comparação às lojas físicas (58%);
– praticidade de comprar sem sair de casa (57%);
– e promoções que só encontro na internet (56%).
Início da compra no online
Lançado durante o Fórum E-Commerce Brasil 2023, o relatório também buscou mapear quando esse hábito de compra teve início. A maioria afirma que começou a comprar online de dois há cinco anos, e para 64% deles, nos últimos 12 meses, a frequência de compra pela internet aumentou.
Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, afirma que o crescimento do comércio eletrônico está fortemente associado à busca por uma experiência de compra simplificada. “As compras online se tornaram regra. Por isso, agora, mais do que nunca, o cenário pede por um esforço para aprimorar atender às preferências do cliente, garantindo que o processo de compra seja ainda mais ágil e satisfatório”, afirma.
O estudo ainda aponta crescimento para 2024: 54% dos respondentes disseram que pretendem aumentar a frequência de compras pela internet nos próximos 12 meses. Dentre os hábitos, 71% realizam as compras pelo smartphone, sendo que 65% utilizam as redes sociais para pesquisar sobre o produto antes de finalizar o pagamento.
Segurança e atendimento no e-commerce
Outro ponto de atenção é sobre a segurança e o medo do usuário em relação às fraudes no processo de compra online. Isso porque 92% já deixaram de comprar online por achar que a loja se tratava de um golpe.
Já em relação aos canais de atendimento, o chat online se mantém como favorito (38%) e o WhatsApp (31%) cresceu em relação ao último ano, se aproximando do primeiro colocado. “Dentre os canais, o e-mail foi o menos mencionado para esta prática (5%). Portanto, é fundamental acompanhar as tendências e, principalmente, identificar quais não favorecem as estratégias do seu negócio, a fim de manter-se competitivo”, completa Ricco.
Metodologia
O estudo ouviu mais de 2 mil consumidores acima de 16 anos de todo o Brasil e de todas as classes sociais, em maio de 2023. A margem de erro da pesquisa é de 2,1 pontos percentuais. Para baixar o material completo, acesse aqui.