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99Food no Brasil: o que se sabe sobre queixas de restaurantes cadastrados?

Por: Lucas Kina

Jornalista e produtor de Podcasts no E-Commerce Brasil

Donos de restaurantes têm relatado insatisfação com a 99Food, plataforma de delivery da 99, devido a cobranças que consideram abusivas. As reclamações aparecem no site Reclame Aqui, onde empreendedores citam “promessas de isenção de taxas”, mas dizem ter sido surpreendidos com custos adicionais.

99Food oficializa reinicio da trajetória no Brasil
(Imagem: Divulgação/99Food)

Procurada pela reportagem do E-Commerce Brasil, a 99Food explicou que todas as condições comerciais estão dispostas de forma explícita no contrato de serviço, incluindo as taxas aplicáveis. Veja os detalhes do modelo comercial compartilhado pela empresa:

  • Comissão e Mensalidade: período de 12 meses com isenção total da comissão sobre as vendas e da taxa de mensalidade;
  • Taxa de Pagamento Online: 3,2% sobre o valor dos pedidos pagos via plataforma, referente ao processamento de pagamentos online (cartão de crédito/débito);
  • Marketplace: estabelecimentos que optaram pelo Plano Entrega arcam com o custo de transporte do pedido, intermediado por um entregador parceiro da 99Food;
  • Previsão Contratual: tanto a isenção de comissão quanto a taxa de pagamento online estão formalizadas no acordo comercial assinado no credenciamento.

“A 99Food está à disposição para esclarecimentos e reforça que suas equipes comerciais mantêm contato constante com os parceiros para assegurar a compreensão de todos os termos”, completou a companhia.

Relatos de lojistas

Um dos relatos mais recentes é de um empreendedor de Goiânia, que afirma estar sendo cobrado em duplicidade pela taxa de entrega desde o dia 4 de agosto. Segundo ele, a empresa justificou que os custos logísticos são necessários para utilizar a plataforma, o que, na prática, representaria uma comissão sobre as vendas. O comerciante ainda alega não ter recebido o contrato assinado e reclama da falta de transparência sobre os termos.

Em São Paulo, outro dono de restaurante relata que, apesar de o contrato prever taxa zero e a responsabilidade do estabelecimento apenas pelas duas primeiras entregas, a plataforma tem aplicado “cobranças indevidas”, inclusive em duplicidade no mesmo pedido.

Um terceiro empresário, também na capital paulista, afirma que aceitou a parceria com a 99Food após a “promessa de isenção de taxas” durante um ano. Porém, segundo ele, as vendas foram acompanhadas de “descontos de mais de 30% aplicados sem explicação”. O lojista diz não ter conseguido retorno dos executivos responsáveis e considera deixar a plataforma.

Por fim, um último caso, mais um registrado em São Paulo, envolve um comerciante que acusa a 99Food de “propaganda enganosa”. Ele conta que aderiu ao aplicativo após a promessa de isenção de taxas por 12 meses, mas vem sendo cobrado por entregas e por cupons de desconto oferecidos pela própria empresa.

Chegada forte

O aplicativo de delivery da 99 começou no Brasil com uma estratégia arrojada. Com atuação focada em São Paulo no primeiro momento, ações como os próprios cupons e negociação ímpar com estabelecimentos despertaram um alerta no segmento. Ao todo, o retorno das operações da 99Food inclui investimento de R$ 500 milhões.