Pagar por compras com Pix está prestes a ficar ainda mais fácil. A partir do dia 28 de fevereiro, será possível realizar pagamentos online sem que seja necessário interromper o fluxo do checkout. Ou seja, não haverá mais a etapa de copiar o código, acessar o aplicativo do banco, colar e confirmar o pagamento. A Adyen, principal provedora de tecnologia de pagamentos para grandes empresas do país, estará entre as primeiras adquirentes a disponibilizar a tecnologia a partir da data de lançamento estabelecida pelo Banco Central.

Na prática, a diferença está na menor fricção da jornada de compra. Em uma transação online, o consumidor vai poder realizar o pagamento por Pix com a mesma facilidade do cartão de crédito ou de débito já cadastrados – sem sair da tela da compra, nem ter que abrir o aplicativo do banco e digitar senhas. Para tanto, haverá uma etapa inicial de cadastro que vincula o dispositivo e método de pagamento ao ecommerce. Após concedida a autorização, os demais pagamentos via Pix naquele comércio serão sem redirecionamento, apenas com a autenticação por biometria no próprio dispositivo. A solução, denominada iniciação de pagamentos sem redirecionamento (ou Jornada Sem Redirecionamento, JSR), está sendo coordenada pelo Banco Central para garantir a padronização e a adesão.
Expectativas altas e impacto para cartões
Pioneirismo da Adyen
O sucesso do Pix é sentido globalmente pela Adyen. Trata-se do método de pagamento alternativo com o maior número de transações na adquirente. Em comparação aos métodos tradicionais, o Pix só perde para o cartão de crédito em número de transações na plataforma – em 2024, a Adyen processou mais de €1,2 trilhão em pagamentos para grandes empresas em todo o mundo.
No Brasil desde 2011, a Adyen foi pioneira em ofertar o Pix como forma de pagamento no ecommerce nacional em 2020 e, desde então, tem mantido a maior pontuação nos critérios de disponibilidade e estabilidade do Banco Central. A Adyen também estará entre as primeiras a oferecer o Pix Automático, participando da fase de piloto restrito prevista para 20 de Abril pelo BC. A modalidade que deve ter aplicações relevantes para pagamentos recorrentes, como assinaturas.
Sobre a Adyen
Adyen (AMS: ADYEN) é a plataforma de tecnologia de pagamentos escolhida pelas empresas líderes do mundo. Ao fornecer recursos de pagamentos de ponta a ponta e insights orientados por dados em uma única solução global, a Adyen ajuda as empresas a alcançar suas ambições mais rapidamente. Com escritórios em todo o mundo, a Adyen atende clientes como Uber, 99, Magazine Luiza, iFood, Grupo Globo e C&A.
Comentários