Logo E-Commerce Brasil

Agilidade nas entregas ajuda a impulsionar a demanda por serviços logísticos da Jadlog

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

Receber a compra realizada na internet no menor prazo possível é uma tendência que se consolida cada vez mais junto aos consumidores, e que está levando varejistas de todos os portes e marketplaces a definirem opções logísticas que viabilizem uma operação ágil do comércio eletrônico. 

Segundo a pesquisa E-Shopper Barometer, realizada anualmente junto à mais de 24 mil consumidores de 22 países pelo Grupo Geopost, controlador da Jadlog, os e-shoppers querem receber das transportadoras informações em tempo real da entrega, notificações com a previsão de entrega e a possibilidade de receber a mercadoria no mesmo dia, entre outras preferências. A importância do quesito logística faz com que 65% deles afirmem que sentem mais segurança no processo de compra quando sabem qual é a transportadora responsável pela entrega.

É nesse contexto que a Jadlog, uma das principais operadoras logísticas do comércio eletrônico, vem registrando um incremento pelos seus serviços devido à busca por agilidade na entrega das mercadorias, à oferta de diversas modalidades de recebimento – em casa ou em pontos comerciais parceiros de bairro – e também por garantir um atendimento sem interrupções, problema este que, inúmeras vezes, impacta o serviço público, por conta de paralisaçoes de trabalhadores.

Em agosto, o crescimento no volume de cargas da Jadlog, em atendimento aos marketplaces e varejistas online, destacadamente os de pequeno e médio porte, cresceu 50%. O movimento foi resultado não só da retomada das atividades econômicas após as férias escolares, mas também do impacto da greve registrada na empresa estatal do setor de entregas fracionadas, que levou os varejistas a buscarem opções seguras para atender a jornada do consumidor dentro do prazo.

O movimento do e-commerce também reflete o aumento da participação dos pequenos e médios varejistas no comércio online, incluindo os microempreendedores digitais pessoa física. O número de sellers que vendem pela internet através de site próprio, redes sociais e marketplaces está em franco crescimento, e muitos deles têm utilizado a nossa solução logística para garantir uma entrega rápida e eficiente

Demonstração disso é que, nesse mês, a Jadlog Entregas passou de 10 mil para cerca de 15 mil usuários cadastrados, com pequenos e médios varejistas cuidando diretamente dos despachos pela internet. Na plataforma, o usuário consegue simular o frete, rastrear a encomenda e ainda analisar os envios. Após essa etapa virtual, o varejista leva as mercadorias no ponto Pickup mais próximo de sua residência ou local de trabalho, sem filas ou burocracia. 

A rede de pontos Pickup da Jadlog compreende mais de 4 mil comércios parceiros de bairro espalhados pelos principais centros do Brasil e representa a solução OOH (Out of Home, ou fora de casa). Adicionalmente, os pontos Pickup realizam a logística reversa de varejistas de todos os tamanhos do e-commerce – outro serviço importante e fundamental para fidelizar o consumidor.

A operação da Jadlog contempla ainda a solução de home delivery ou de distribuição porta a porta, com o apoio de mais de 500 franquias e 17 filiais pelo País, que realizam coletas e entregas, além da matriz em São Paulo.

Com essa infraestrutura e a plataforma Jadlog Entregas a empresa garante o acesso do pequeno e-commerce a um serviço semelhante ao utilizado pelos grandes varejistas e marketplaces, garantindo mais competitividade aos fretes e eficiência nas entregas, independentemente da quantidade de encomendas despachadas. É um modelo que ajuda a impulsionar o próprio e-commerce e os milhares de microempreendedores online do mercado brasileiro.