Entre os mais de 450 milhões de usuários do Pinterest no mundo, 46 milhões estão no Brasil. A partir desse dado tão expressivo que Diego Venturelli, head of retail da plataforma, falou em evento sobre como tirar proveito disso para empresas que atuam no mercado de Casa e Decoração.
Antes de apresentar as novidades na Conferência Casa & Decor 2023 do E-Commerce Brasil, Venturelli destacou a importância de entender a plataforma, que se comporta bem diferente das demais. “A missão do Pinterest é gerar inspiração. Ou seja, ali dentro a pessoa pensa na vida dela, no que ela quer para ela. Só isso já traça um perfil de consumo bem diferente”.
Outro ponto curioso apresentado por ele foi em relação à confiabilidade do Pinterest sob o olhar do usuário (desses, 27 milhões são do sexo feminino), e do potencial da rede para o mercado de Casa e Decoração —afinal, metade do público utiliza a plataforma para se inspirar neste nicho. Por ano, são mais de 64 milhões de buscas na categoria Casa e Decoração, com mais de 14 milhões de ideias salvas no app.
Momentos no Pinterest
Um dos diferenciais do Pinterest, segundo Venturelli, são os “momentos” vivenciados dentro dele. Dentro desse momento (ou navegação), ele diz que é possível oferecer produtos nas micro segmentações. “Apesar de churrasco não ter muito a ver com Carnaval, vale apostar na oferta de um produto desta categoria e pegar a pessoa por meio de uma conexão emocional”.
Quem busca conteúdos de Casa e Decoração no Pinterest, normalmente busca 3 vezes mais produtos para presente, noivados e para bebês, por exemplo — essa é a estratégia para a mudança de momentos dentro da plataforma. Vale lembrar que mais de 50% dos usuários têm entre 18 e 34 anos.
Dentro do Pinterest, o interesse por produtos de datas sazonais ocorre em torno de 30, 40 dias antes do evento (carnaval, por exemplo, começou em janeiro). “Logo em seguida da Black Friday já tem a busca pelo Natal. Aí você me pergunta: ‘o que eu faço com isso?’. Você entende que esse dado prevê o que virá de tendência e usa isso a seu favor”.
Tendências do Pinterest para Casa e Decoração
Venturelli deu algumas pistas sobre o que está por vir no mercado de Casa e Decoração, lembrando que de cada 8 previsões geradas pela plataforma, 10 se concretizaram.
Cresce muito a rotina sobre a rotina no banho, como box sem porta (110%), chuveiros incríveis (395%) bomba efervescente de banho.
Estilo vintage também é tendência em produtos de Casa e Decoração
Casa com história! Essa é a definição para uma das tendências apresentadas dentro da plataforma. Nesse caso, Venturelli explica se tratar de uma mistura do moderno com o antigo. “No pós-pandemia, percebemos que isso aumentou muito entre as buscas no Pinterest. Pesquisas sobre produtos vintage de diversas épocas se misturam entre outros mais modernos, cruzando passado com futuro”.
Decoração inspirada em cogumelos
Como já comentado pela plataforma em outras oportunidades, estilo de decoração baseado em cogumelos ganham cada vez mais força nas buscas dentro do Pinterest. “Vemos muito o estilo ‘faça você mesmo’ crescer entre públicos da Geração Z e baby boomers. E essa mesma tendência aparece nas buscas sobre objetos de casa e decoração baseada em cogumelos”.
Anúncio no Pinterest = conteúdo
Uma das dicas apresentadas por Venturelli para quem pretende vender no Pinterest é: anúncio é conteúdo! “A pessoa está na plataforma admirando sofás, por exemplo. Essa é uma grande oportunidade para criar um conteúdo sobre sofás que atraia a sua atenção de forma orgânica. E é aí que entra a criatividade para a criação de conteúdos relevantes e alinhados à esse padrão”.
Mesmo com todo o sucesso dos vídeos curtos, ele reforça que a imagem estática ainda é muito forte e funciona bem no Pinterest. “Muitas pessoas entram no Pinterest com o interesse de aprender algo, como artesanato, decoração. Conteúdos como ‘Quiz’ sobre o que as pessoas mais gostam funcionam muito bem. Outro exemplo é explicar qual planta sobrevive melhor dentro e fora de casa, por exemplo”.
Sobre a necessidade de a empresa ter uma agência para criar conteúdos, Venturelli pondera. “Ter uma agência sempre ajuda, mas oferecemos em nossa plataforma de negócios um universo de dicas e ferramentas necessárias para criar o anúncio dentro do Pinterest, especialmente para o pequeno varejista”, concluiu.