No começo desse ano, mostramos o compromisso do Alibaba Group para atingir a neutralidade de carbono até 2030. Agora, por meio do Alibaba Cloud, a empresa lançou a plataforma Energy Expert, que permite às pessoas rastrearem sua pegada de carbono. Neste caso, elas recebem créditos que valem dinheiro ao fazer escolhas de baixo carbono. Ou seja, escolas e comunidades chinesas usam o braço de computação em nuvem do Alibaba Group para construir contas pessoais de carbono. Afinal, o país se comprometeu a se tornar neutro em carbono até 2060.
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Imagine receber 200 créditos quando você lamber seu prato até que ele se torne totalmente limpo? Ou então ganhar 554 créditos ao utilizar o metrô? De acordo com o sistema de medição desenvolvido pelo organismo de certificação CEPREI (com sede em Guangzhou, em parceria com o Alibaba Cloud), esse é o retorno por realizar algumas das boas práticas.
“A plataforma foi projetada para incentivar as pessoas a adotarem comportamentos de baixo carbono e serem ambientalmente responsáveis”, disse Chen Lijuan, gerente geral de produtos e soluções da Alibaba Cloud, ao Alizila.
O truque, portanto, é desenvolver um modelo que traduza atividades individuais em créditos de carbono. E, por consequência, construir uma comunidade que promova um estilo de vida de baixo carbono baseado no sistema de créditos de carbono.
Vale lembrar que mais de 1.492 empresas e comunidades usam a plataforma, o que contribuiu muito para reduzir em as cerca de 394.000 toneladas de emissões de dióxido de carbono na China.
Economizando nos subúrbios
O bairro de Xinqiao Shiju, localizado na cidade de Shenzhen, no sul, foi um dos primeiros a fazer parceria com a Alibaba Cloud. Desde o teste piloto no final do ano passado, os 589 moradores da comunidade conseguiram economizar 37,77 toneladas de emissões de carbono.
Cada residente de Xinqiao Shiju tem uma conta pessoal de carbono para monitorar o uso de energia e as emissões de carbono. Uma conta familiar combina os totais de todos os que vivem na mesma casa.
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As emissões são calculadas com base no uso de eletricidade, água e gás, que pode ser compensado pelo uso de energia solar ou eólica, com instalações disponíveis no bairro.
Depois de mostrar aos usuários o consumo de energia, o Energy Expert oferece sugestões personalizadas. Como, por exemplo, a instalação de painéis solares para compensar a alta conta de luz ou a coleta de água da chuva para reduzir o uso de água.
“À medida que os indivíduos ganham consciência de seu impacto ambiental, eles se tornam mais conectados à causa da neutralidade de carbono”, disse Zhou Fanke, arquiteto do projeto da Alibaba Cloud.
Campus reduzindo a emissão de carbono
Em setembro do ano passado, a Academia Chinesa de Arte pilotou um projeto similar de baixo carbono com especialistas em energia.
Os alunos rastreiam o uso de eletricidade de seu dormitório todos os dias por meio de um aplicativo móvel. Em seguida, a plataforma gera contas de energia inteligentes mostrando estatísticas de uso de energia ao longo das semanas e uma classificação em todo o campus com base no uso de energia.
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O sistema usa modelagem de papéis, por exemplo, para comparar o uso de eletricidade de diferentes dormitórios — e incentivar a economia de energia.
“Estamos tentando combinar ciência comportamental com tecnologia para mudar a percepção das pessoas e tornar o baixo carbono na moda”, disse Xiao Lei, da Alibaba Cloud. Lei é responsável pela execução do projeto do campus de baixo carbono.
Para ganhar tem que comprovar
Os alunos também são incentivados a enviar fotos de seus pratos limpos após cada refeição para reduzir as emissões de gases de efeito estufa do descarte de resíduos. “Trata-se de um dos muitos mecanismos que sutilmente estimulam os participantes a adotarem baixas emissões de carbono sem limitar suas escolhas”, observou Xiao.
Após um teste de 30 dias, a experiência atraiu mais de 29 mil visitas ao aplicativo móvel do campus de baixo carbono. Como resultado houve uma redução voluntária de emissões de 3,94 kg per capita.
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“Queremos que os moradores tenham um forte senso de participação e realização nas iniciativas de baixo carbono”, disse Zhou, que pressiona as pessoas por um maior uso da plataforma digital na China.
Como mostramos no início, o Alibaba prometeu eliminar 1,5 gigatoneladas de emissões de carbono em todo o seu ecossistema de negócios até 2035. Vale ressaltar que o grupo chinês foi pioneiro no conceito “Scope 3+”, prometendo alavancar plataformas digitais para influenciar e defender uma abordagem de baixo carbono em todo seu ecossistema.
Fonte: Alizila