O Grupo Alibaba registrou US$ 66,2 bilhões em vendas de produtos nos EUA em suas plataformas em 2022. A gigante chinesa conquistou capilaridade no mercado norte-americano, vendendo em categorias como alimentos e cosméticos até itens para animais de estimação a cosméticos. Desde 2019, a expansão do grupo foi de 47,4%.
De forma direta e indireta, o aumento nas vendas do Grupo Alibaba como um todo também deram um lugar de destaque na própria economia norte-americana. Segundo relatório da NDP Analytics, encomendado pelo Alibaba, no ano retrasado, US$ 38,4 bilhões foram adicionados ao PIB do país, além de 170.867 empregos criados.
No que diz respeito as vendas das marcas norte-americanas, grandes e pequenas, ao consumidor chinês, a Agência de Análise Econômico dos EUA trouxe um dado importante. Ao todo, somente as empresas com menos de 100 funcionários geraram US$ 6,7 bilhões nas plataformas do Grupo Alibaba em 2022.
Do outro lado da equação, produtos dos EUA vendidos em plataformas do grupo chinês ajudaram na questão de empregabilidade e outras questões econômicas. De forma prática, o estudo aponta que estados do Pacífico (Alasca, Califórnia, Washington, Oregon e Havai) contabilizaram 117.270 empregos apoiados ou criados a partir das vendas feitas em plataformas Alibaba.
Outros mais de 52 mil empregos foram apoiados ou criados na divisão do Atlântico Sul, que se estende do Distrito de Columbia até a Flórida, enquanto o Centro-Oeste e o Nordeste abrigaram mais de 74 mil e 66 mil oportunidades de emprego, respectivamente.