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Alibaba permite pagamentos por meio do WeChat Pay pela 1ª vez em seus aplicativos de e-commerce

Por: Redação E-Commerce Brasil

Equipe de jornalismo E-Commerce Brasil

O Alibaba anunciou ontem (quarta-feira) que suas principais plataformas de e-commerce agora permitirão pagamentos por meio do aplicativo WeChat, da Tencent.

Esse movimento histórico ocorre enquanto a Alibaba busca reacender o crescimento de seus negócios de e-commerce na China, que tem enfrentado pressão de um consumidor chinês mais cauteloso e de concorrentes como JD.com e PDD, proprietária da Temu.

Historicamente, o Alipay, rival do WeChat Pay, sempre esteve em destaque nas opções de pagamento nas plataformas do grupo. O Alipay é administrado pelo Ant Group, uma afiliada da Alibaba, também fundada por Jack Ma.

Estamos sempre abertos a colaborações e exploramos ativamente a interoperabilidade e parcerias com nossos pares. Estamos constantemente trabalhando para aprimorar a experiência do usuário, tornando as compras mais convenientes, agradáveis e eficientes.

porta-voz da Alibaba à CNBC

Taobao e Tmall provavelmente começarão a aceitar pagamentos via WeChat Pay ainda este mês, de acordo com a rede de notícias asiática CNBC.

O CEO da Alibaba, Eddie Wu, já havia mencionado que os negócios do Taobao e Tmall deveriam voltar a crescer na segunda metade do ano fiscal de 2025 da empresa.

O WeChat tem mais de 1,3 bilhão de usuários globalmente, a maioria deles localizada na China. O WeChat Pay é um dos maiores aplicativos de pagamentos móveis do país.

Ao permitir que os usuários façam transações via WeChat Pay no Taobao e Tmall, a Alibaba poderá aumentar sua participação de mercado em regiões menos desenvolvidas da China, disse a fonte.

O maior concorrente da empresa, JD.com, também já permite o uso do WeChat Pay em sua plataforma há muito tempo.

Outro fator importante foi a fiscalização regulatória que Pequim impôs às empresas de tecnologia chinesas, sugerindo que elas derrubassem seus chamados “jardins murados” que bloqueiam os produtos dos concorrentes.

Alibaba e Tencent são duas das maiores empresas de internet da China, que construíram sua dominância por meio de serviços expansivos, muitas vezes centrados em seus chamados “super aplicativos”. Essa proeminência criou uma situação em que, por muito tempo, rivais não permitiam acesso aos serviços uns dos outros em suas respectivas plataformas.

As gigantes de tecnologia começaram a mudar essas práticas nos últimos anos, em meio a críticas dos reguladores. Em 2021, a Tencent começou a permitir que os usuários acessassem links externos em conversas individuais. Por exemplo, se alguém compartilhasse um link do Taobao da Alibaba no WeChat, o usuário poderia abri-lo sem sair do aplicativo de mensagens. Nesse mesmo ano, alguns dos outros aplicativos da Alibaba começaram a aceitar o WeChat Pay.