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Alibaba 'procura' consumidores no e-commerce; entenda

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

A empresa de tecnologia chinesa Alibaba Group está tentando se reagrupar e recuperar sua posição financeira concentrando seus esforços de comércio eletrônico em seu aplicativo Taobao Deals, que atinge cerca de 930 milhões de pessoas em cidades de terceiro nível, informou o Financial Times na quarta-feira (4 de maio).

O Alibaba lançou o aplicativo Taobao Deals em março de 2020 para atingir os caçadores de pechinchas, um segmento de compradores que está crescendo rapidamente. A empresa anteriormente se concentrava em cidades mais ricas de primeiro e segundo níveis com sua principal plataforma de comércio eletrônico Taobao e seu mercado de ponta Tianmao.

As cidades de terceiro nível geralmente têm um PIB entre US$ 18 bilhões e US$ 67 bilhões, cada uma com uma população de 150.000 a 3 milhões de pessoas, de acordo com um relatório do South China Morning Post . Existem 71 cidades na classificação do terceiro nível, enquanto o primeiro e o segundo níveis combinados têm menos de 50.

Prevê-se que o consumo nas cidades de nível inferior da China chegue a cerca de US$ 6,9 trilhões em 2030, de US$ 2,3 trilhões em 2017, segundo o Morgan Stanley, por FT.

O Alibaba, fundado por Jack Ma, viu 60% de seu valor despencar quando foi forçado a cancelar sua oferta pública inicial (IPO) há dois anos devido à pressão dos reguladores chineses.

Pequim também aumentou a aplicação de práticas anticompetitivas, o que significava que o Alibaba não podia mais assinar acordos exclusivos com comerciantes para Tianmao e Taobao. Sua exclusividade com ofertas de marca ajudou a manter sua posição dominante, informou o FT.

Michael Norris, analista sênior de pesquisa da agência de consultoria AgencyChina, com sede em Xangai, disse ao FT que o Alibaba estava atrasado para o jogo de caça às pechinchas, mas foi eficaz independentemente.

“Em dois anos, a Taobao Deals conseguiu atrair consumidores que Taobao e Tianmao não alcançaram”, disse Norris.

Os usuários ativos mensais na base do Taobao Deals aumentaram para 150 milhões em novembro de 2021, um aumento de 75% em relação a 2020, informou o FT citando a empresa de análise QuestMobile, com sede em Pequim.

O Alibaba tentou adotar os tokens não fungíveis (NFTs) e, ao mesmo tempo, manter-se fora do alcance da regulamentação dos reguladores chineses, lançando o rebranding do mercado de arte digital para NFTs como colecionáveis ​​digitais em março.

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Fonte: PYMNTS