A Alibaba divulgou, nesta quinta-feira (24), que seu crescimento de receita do terceiro trimestre fiscal está mais lento e chega a 10%. É o menor índice da empresa desde a abertura do capital nos EUA e , por ter ficado abaixo das expectativas, suas ações caíram mais de 8% no comércio pré-mercado.
Veja como o Alibaba se saiu no terceiro trimestre fiscal, em comparação com as estimativas de consenso da Refinitiv:
- Receita: 242,58 bilhões (US$ 38,06 bilhões) contra 246,37 bilhões de yuans estimados, um aumento de 10% em relação ao ano anterior.
- EPS: 16,87 (US$ 2,65) yuans por ação contra 16,18 yuans por ação estimados , uma queda de 23 % em relação ao ano anterior.
- O crescimento de 10% da receita é a taxa de crescimento trimestral mais lenta da empresa desde sua listagem nos EUA em 2014.
A Alibaba vem enfrentando ventos contrários macroeconômicos na China, que pesaram nos negócios da gigante do comércio eletrônico. As vendas no varejo chinês permaneceram lentas no quarto trimestre do ano, por exemplo. E há uma concorrência acirrada no espaço de comércio eletrônico da China.
Enquanto isso, as ações da empresa caíram mais de 50% no ano passado, quando a China reforçou a regulamentação do setor de tecnologia do país em áreas de antitruste à proteção de dados . No ano passado, o Alibaba foi multado em 18,23 bilhões de yuans (US$ 2,8 bilhões) por reguladores como parte de uma investigação antitruste .
O escrutínio dos gigantes de tecnologia da China continua, o que é outro fator que pesa sobre a empresa.
“O preço atual de nossas ações não reflete de maneira justa o valor da empresa. Nos níveis de preços atuais, planejamos continuar nossas recompras de ações. Ao mesmo tempo, manteremos uma forte posição de caixa que nos dará flexibilidade financeira para investimentos futuros”, disse Toby Xu, diretor financeiro da Alibaba, na teleconferência de resultados.
No trimestre de dezembro, o empresa comprou de volta aproximadamente 10,1 milhões de suas ações depositárias americanas listadas nos EUA por cerca de US$ 1,4 bilhão. Seu esquema de recompra de ações expirará no final de dezembro de 2022.
Alibaba: e-commerce em foco
Os investidores estão observando algumas métricas importantes, incluindo receita de gerenciamento de clientes (CMR), receita de computação em nuvem e a orientação futura da empresa.
No trimestre de dezembro, a gigante chinesa quebrou ainda mais a forma como divulga os resultados para diferentes segmentos de seus negócios. Em vez de “comércio principal”, a empresa agora divide seus negócios de varejo na China e internacionais em diferentes categorias de relatórios. Também divulgou os números de seu braço de logística Cainiao e de serviço ao consumidor local, que inclui sua plataforma de entrega de alimentos ele.me. A Alibaba começou a reportar lucros ajustados antes de juros, impostos, depreciação e amortização para cada segmento.
Em seu negócio de comércio na China, a receita de gerenciamento de clientes (CMR) é uma métrica fundamental para os analistas. É a maior parcela da receita da companhia. A CMR chegou a 100,09 bilhões de yuans, uma queda de 1% em relação ao ano anterior.
Durante o trimestre de dezembro, a China teve seu festival anual de compras do Dia do Solteiro, uma extravagância de vários dias em que os varejistas oferecem grandes descontos. A Alibaba diz que o volume bruto de mercadorias (GMV) durante o período de 11 dias atingiu um recorde de 540,3 bilhões de yuans .
Mas a GMV, que é efetivamente a quantidade de dinheiro transacionada em uma plataforma, não se traduz em receita direta. O lucro do comércio da China caiu cerca de 20% em relação ao ano anterior, para 54,47 bilhões de yuans. Enquanto isso, a receita dos negócios de comércio internacional da empresa cresceu 18% ano a ano, para 16,45 bilhões de yuans no trimestre de dezembro.
O Alibaba disse que a porcentagem de clientes de áreas menos desenvolvidas continuou a crescer. A empresa sediada em Hangzhou tem se concentrado em penetrar nas cidades chinesas menores para encontrar novos caminhos de crescimento. Lançou um produto chamado Taobao Deals, que oferece produtos com desconto, para ajudar em seu objetivo. O Alibaba disse que os pedidos pagos no Taobao Deals cresceram 100% ano a ano no trimestre de dezembro.
Nuvem
A receita de computação em nuvem para o trimestre de dezembro foi de 19,54 bilhões de yuans, um aumento de 20% em relação ao ano anterior. Isso foi mais lento do que o crescimento de 33% visto no trimestre de setembro. Mas as perdas para a divisão de nuvem diminuíram.
Dois fatores vêm pesando sobre os resultados dos negócios na nuvem. A ByteDance, proprietária do TikTok, continuou a transferir suas operações no exterior dos produtos em nuvem do Alibaba. Embora a repressão regulatória da China em setores como jogos e educação – clientes-chave para o Alibaba – também pesará nos resultados.
Mas a empresa continuou a diversificar sua base de clientes para outros setores. A receita de setores não relacionados à Internet representou 52% da receita de nuvem.
Novos negócios
Diante da crescente concorrência, o Alibaba procurou expandir alguns de seus negócios mais novos, como entrega de alimentos, que está sob sua divisão local de serviços ao consumidor e inclui outros produtos, como o aplicativo de viagens Fliggy.
A receita de serviços ao consumidor local chegou a 12,14 bilhões de yuans no trimestre de dezembro, um aumento de 27% em relação ao ano anterior.
Para o serviço de entrega de alimentos ele.me, o Alibaba disse que “a economia da unidade por pedido melhorou ano a ano”, impulsionada por “gastos disciplinados com aquisições de usuários e custo de entrega reduzido”. No entanto, as perdas para a divisão em geral aumentaram.
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Fonte: CNBC