Em busca de maior eficiência, a Amazon implementou novos sistemas para otimizar o tempo de entrega de pacotes, economizando segundos em cada entrega e facilitando a decisão de compra dos clientes, mesmo quando se trata de produtos novos e desconhecidos.
A empresa anunciou, na última quarta-feira, a implementação de luzes em seus caminhões, para auxiliar os entregadores a localizar os pacotes em cada parada ao longo da rota. A tecnologia, chamada de Vision Assisted Package Retrieval, faz com que uma luz verde seja projetada sobre os pacotes, eliminando a necessidade do entregador perder tempo lendo etiquetas.
“Quando aceleramos as entregas, os clientes compram mais”, afirmou Doug Herrington, CEO das lojas globais da Amazon, durante evento. “Uma vez que um cliente experimenta uma entrega rápida, ele voltará mais cedo e comprará mais”.
Implementação
A organização também anunciou que equipará 1.000 veículos de entrega da Rivian, fabricante de veículos elétricos, com a nova tecnologia de holofotes a partir do início do próximo ano.
Herrington explicou que os tetos dos veículos de entrega serão equipados com câmeras e projetores de LED, que escaneiam automaticamente os rótulos dos pacotes, identificando os destinados a cada cliente.
O marketplace, que é o maior acionista da Rivian, já encomendou 100.000 vans elétricas de entrega, previstas para serem implantadas até 2030. Por conta disso, as ações da Amazon e da Rivian subiram cerca de 1% na manhã de quarta-feira.
Esse novo sistema é semelhante a uma tecnologia amplamente usada nos armazéns da Amazon, onde luzes indicam itens nas prateleiras automatizadas, facilitando o trabalho dos funcionários na coleta e embalagem dos produtos. O sistema substitui um método anterior, em que os trabalhadores percorriam até 16 quilômetros por dia empurrando carrinhos pelos corredores.
A redução de alguns segundos no tempo de cada entrega permite à companhia aumentar o número de entregas realizadas por cada funcionário durante um turno. Atualmente, os entregadores da Amazon atendem, em média, cerca de 100 clientes por dia.
Mais novidades
Durante um evento realizado em um depósito próximo a Nashville, Tennessee, a Amazon também apresentou um novo software de inteligência artificial que promete diminuir o tempo gasto na pesquisa de novos produtos, como televisores ou ração para cães. A ferramenta fornecerá guias online com informações mais detalhadas e recomendações, permitindo que os clientes tomem decisões de compra mais rapidamente.
Esse novo recurso é uma evolução do sistema de busca com IA, lançado no início deste ano no site principal da Amazon. Chamado de Rufus, o sistema oferece respostas mais detalhadas às consultas de pesquisa dos usuários.
Além disso, a empresa anunciou planos de criar pequenos depósitos anexados às suas lojas de supermercado Whole Foods. A ideia é evitar que os clientes recorram a lojas concorrentes quando certos produtos não estiverem disponíveis no supermercado.
Por exemplo, um cliente poderia pedir uma garrafa de Pepsi enquanto faz compras em um Whole Foods, que normalmente não vende o refrigerante, e recebê-la na hora do pagamento.
A primeira loja com esse conceito será inaugurada em Plymouth Meeting, Pensilvânia, a cerca de 24 quilômetros ao norte da Filadélfia, e começará a oferecer o serviço no próximo ano.