O interesse da Amazon na saúde e em ser um player importante nesse setor está dando um grande passo à frente nesta quinta-feira (21). A empresa anunciou um princípio de compra da One Medical, prestadora primários de saúde dos EUA, por US$ 3,9 bilhões. A One Medical abriu seu capital em 2020 e a gigante do varejo afirmou que pagará US$ 18 por ação, totalizando o valor citado anteriormente.
Até agora, a Amazon não divulgou muitos detalhes a respeito da aquisição e planos para a One Medical após integrar seu guarda-chuva de empresas. Não se sabe, por exemplo, se a empresa continua como independente ou se será integrada ao planejamento mais amplo da própria Amazon envolvendo o segmento de saúde.
A compra da One Medical, por sua vez, está longe de ser um movimento surpreendente da varejista. Isso porque, nos últimos meses, a Amazon já lançou uma farmácia online e construiu ainda uma plataforma de serviços de saúde sob demanda.
“Achamos que os cuidados com a saúde estão no topo da lista de experiências que precisam de reinvenção. Marcar uma consulta, esperar semanas ou até meses para ser atendido, tirar uma folga do trabalho, dirigir até uma clínica, encontrar uma vaga de estacionamento, esperar na sala de espera e depois na sala de exames para o que muitas vezes são alguns minutos apressados com um médico, em seguida, fazer outra viagem a uma farmácia – vemos muitas oportunidades para melhorar a qualidade da experiência e devolver às pessoas um tempo valioso em seus dias”, disse Neil Lindsay, vice-presidente sênior da Amazon Health Services, por meio de um comunicado oficial.
Amazon: modelo de negócio
Amir Dan Rubin, CEO da One Medical, citou que a negociação é uma oportunidade de transformação dos cuidados de saúde, tendo em vista a expertise da Amazon em tecnologia, equipe e investimento.
“Há uma imensa oportunidade de tornar a experiência de assistência médica mais acessível, econômica e até mesmo agradável para pacientes, provedores e pagadores. Estamos ansiosos para inovar e expandir o acesso a serviços de saúde de qualidade, juntos”, complementou.
A One Medical atua tanto no modelo direto ao consumidor, quanto na venda de serviços via empresas em seus planos de saúde para funcionários. Atualmente, possui mais de 8 mil organizações como clientes B2B2C.
Leia também: Amazon processa grupos de Facebook por reviews falsos
Fonte: Tech Crunch