Recentemente, a Amazon Brasil apresentou seu primeiro centro de distribuição com operação conjunta do país, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul. Esse investimento faz parte dos mais de R$ 30 bilhões investidos no Brasil ao longo de 13 anos de operação no país.
Tais dados foram divulgados no relatório “De A a Z – Os impactos da Amazon no Brasil”, e mostram investimentos que abrangem diversos setores — incluindo a criação de empregos, construção de espaços, cultura e entretenimento. A Amazon afirma que, atualmente, emprega direta e indiretamente cerca de 18 mil pessoas no Brasil.
Mais CDs pelo país
Em 2023, o site da Amazon registrou a presença de 78 mil vendedores, representando um aumento de 53% em relação ao período anterior. Destes, 99% são pequenas e médias empresas brasileiras, enquanto apenas 1% pertence a grandes corporações, como a Samsung.
A empresa planeja expandir seus centros de distribuição e operações por todo o país. O presidente da Amazon no Brasil, Daniel Mazini, destacou a importância da velocidade na entrega e benefícios como o frete grátis para a fidelização dos clientes. Ele também mencionou os planos de ampliar o polo de distribuição no Recife para atender à demanda da região.
Futuro da Amazon no Brasil
Quanto aos rumos futuros de investimento, Mazini preferiu não comentar detalhes, enfatizando que a empresa está focada no presente. Ele também esclareceu que, ao contrário de concorrentes como Netflix, Disney+ e Max, a Amazon não tem planos, por enquanto, de cobrar pelo compartilhamento de senhas no Prime Video.
Além disso, a Amazon prometeu que todas as suas operações no Brasil serão realizadas com energia renovável a partir do próximo ano.
Fonte: CNN