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Amazon lançará seção de descontos similar ao da Temu, com envio direto da China

Por: Giuliano Gonçalves

Jornalista do portal E-Commerce Brasil, possui formação em Produção Multimídia pelo SENAC e especialização em técnicas de SEO. Sua missão é espalhar conteúdos inspiradores.

A Amazon planeja lançar uma seção em seu marketplace com itens mais baratos, enviados diretamente para consumidores no exterior a partir de armazéns na China. Essa iniciativa, trazida pelo Bloomberg, marca uma resposta mais agressiva da gigante do e-commerce ao crescimento de sites de produtos mais baratos, como Temu e Shein.

De acordo com slides mostrados a vendedores chineses, o novo marketplace oferecerá moda sem marca, artigos para o lar e necessidades diárias. Neste caso, a Amazon entregará os pedidos entre 9 e 11 dias para os clientes. Em uma reunião recente a portas fechadas, a Amazon informou aos vendedores chineses que começaria a inscrever comerciantes ainda neste verão e a aceitar inventários no outono.

Concorrência com a Temu

Nos últimos anos, Temu e Shein experimentaram um enorme crescimento entre os consumidores americanos, oferecendo preços extremamente baixos em produtos enviados diretamente da China. Isso gerou um debate dentro da Amazon sobre como responder da melhor forma, já que a empresa sempre destacou os tempos de envio rápidos de sua enorme rede de distribuição nos EUA.

Um porta-voz da Amazon disse: “Estamos sempre explorando novas maneiras de trabalhar com nossos parceiros de vendas para encantar nossos clientes com mais opções, preços mais baixos e maior conveniência.”

Como será a seção chinesa da Amazon

Para tanto, haverá uma nova seção na página inicial da Amazon que levará os compradores aos itens de “pechincha”. Vendedores do marketplace que aderirem à seção de pechinchas poderão determinar sua seleção de produtos e preços, e poderão produzir em pequenos lotes para testar a demanda de novos produtos que planejam lançar. O modelo é semelhante ao da Shein, que se orgulha de conseguir que seus fornecedores produzam produtos da moda em pequenos lotes para minimizar o estoque não vendido.

No entanto, a Amazon parece adotar uma abordagem menos agressiva com a nova oferta em comparação com o Temu. O Temu dita o que os vendedores vendem e a que preços — e assume a operação de marketing e da loja em nome dos vendedores, como mostrano no site The Information.

Ainda não está claro se esses envios da Amazon serão feitos usando uma provisão comercial dos EUA que isenta pacotes individuais no valor inferior a US$800 de taxas alfandegárias dos EUA. Shein e Temu estão entre os vendedores que utilizam essa provisão, que alguns políticos e grupos comerciais dos EUA criticaram como uma brecha tarifária.