A Amazon planeja inserir no seu mecanismo de busca de produtos uma tecnologia estilo ChatGPT, rivalizando com os esforços da Microsoft e do Google para inserir inteligência artificial generativa em seus mecanismos de busca.
As ambições da gigante do comércio eletrônico aparecem em anúncios de emprego recentes analisados pela agência Bloomberg News.
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Um anúncio que busca um engenheiro sênior de desenvolvimento de software diz que a empresa está “reimaginando a Amazon Search com uma experiência de conversação interativa”, projetada para ajudar os usuários a encontrar respostas para perguntas, comparar produtos e receber sugestões personalizadas.
“Estamos procurando os melhores e mais brilhantes da Amazon para nos ajudar a realizar e entregar essa visão aos nossos clientes imediatamente”, disse a empresa no anúncio, publicado em seu quadro de empregos no mês passado.
Outro anúncio dizia que o contratado participaria de de “uma nova iniciativa de AI-first para re-arquitetar e reinventar a maneira como fazemos buscas por meio do uso de técnicas de aprendizado profundo de última geração em escala extremamente grande”.
Keri Bertolino, porta-voz da Amazon, se recusou a comentar sobre os anúncios de empregos. “Estamos investindo significativamente em IA generativa em todos os nossos negócios”, disse ela, por nota.
A pesquisa conversacional de produtos tem o potencial de remodelar um elemento-chave do principal negócio de varejo da Amazon.
Nos últimos anos, a barra de pesquisa na parte superior do aplicativo e a página inicial se tornaram o portal padrão para milhões de compradores que procuram encontrar um produto específico.
A experiência de busca da Amazon foi criticada nos últimos anos pelo aumento da parcela de resultados dedicados a anúncios e outros conteúdos patrocinados.
A IA generativa usa grandes quantidades de dados para montar grandes modelos de linguagem que podem ajudar a criar texto ou imagens seguindo um prompt. O CEO da Amazon, Andy Jassy, disse em uma teleconferência no mês passado que a tecnologia “apresenta uma oportunidade notável para transformar praticamente todas as experiências do cliente”.
A Amazon Web Services, unidade de computação em nuvem da empresa, anunciou em abril um conjunto de serviços que dependem de avanços em IA generativa. A Amazon também está montando uma equipe para usar ferramentas de inteligência artificial para criar fotos e vídeos para campanhas publicitárias, informou o Information este mês.
Fonte: Bloomberg, via Valor Econômico