A Amazon planeja inserir no seu mecanismo de busca de produtos uma tecnologia estilo ChatGPT, rivalizando com os esforços da Microsoft e do Google para inserir inteligência artificial generativa em seus mecanismos de busca.
As ambições da gigante do comércio eletrônico aparecem em anúncios de emprego recentes analisados pela agência Bloomberg News.
Um anúncio que busca um engenheiro sênior de desenvolvimento de software diz que a empresa está “reimaginando a Amazon Search com uma experiência de conversação interativa”, projetada para ajudar os usuários a encontrar respostas para perguntas, comparar produtos e receber sugestões personalizadas.
“Estamos procurando os melhores e mais brilhantes da Amazon para nos ajudar a realizar e entregar essa visão aos nossos clientes imediatamente”, disse a empresa no anúncio, publicado em seu quadro de empregos no mês passado.
Outro anúncio dizia que o contratado participaria de de “uma nova iniciativa de AI-first para re-arquitetar e reinventar a maneira como fazemos buscas por meio do uso de técnicas de aprendizado profundo de última geração em escala extremamente grande”.
Keri Bertolino, porta-voz da Amazon, se recusou a comentar sobre os anúncios de empregos. “Estamos investindo significativamente em IA generativa em todos os nossos negócios”, disse ela, por nota.
A pesquisa conversacional de produtos tem o potencial de remodelar um elemento-chave do principal negócio de varejo da Amazon.
Nos últimos anos, a barra de pesquisa na parte superior do aplicativo e a página inicial se tornaram o portal padrão para milhões de compradores que procuram encontrar um produto específico.
A experiência de busca da Amazon foi criticada nos últimos anos pelo aumento da parcela de resultados dedicados a anúncios e outros conteúdos patrocinados.
A IA generativa usa grandes quantidades de dados para montar grandes modelos de linguagem que podem ajudar a criar texto ou imagens seguindo um prompt. O CEO da Amazon, Andy Jassy, disse em uma teleconferência no mês passado que a tecnologia “apresenta uma oportunidade notável para transformar praticamente todas as experiências do cliente”.
A Amazon Web Services, unidade de computação em nuvem da empresa, anunciou em abril um conjunto de serviços que dependem de avanços em IA generativa. A Amazon também está montando uma equipe para usar ferramentas de inteligência artificial para criar fotos e vídeos para campanhas publicitárias, informou o Information este mês.
Fonte: Bloomberg, via Valor Econômico