Apesar de um crescimento mais lento em 2024, a Amazon chegou a 900 mil novos vendedores em seu marketplace. Segundo dados do Marketplace Pulse, a distribuição dos empreendedores fica por conta dos 22 marketplaces da marca, totalizando mais de quatro milhões de lojistas adicionados nos últimos cinco anos. Aproximadamente um terço desses novos vendedores se juntou à Amazon.com nos Estados Unidos.
De acordo com o estudo, o número de vendedores novatos é considerado positivo, mas não chega a ser um resultado tão expressivo. Além disso, eles não representam vendas significativas por si só e, até por isso, um problema que o ecossistema Amazon no geral têm enfrentado, conforme os dados, é alguns parando de vender após as primeiras transações. Mesmo assim, o crescimento do número de vendedores reflete o interesse na oportunidade oferecida pela plataforma.
Ao todo, mais da metade do volume de vendas no marketplace da Amazon provém de vendedores que começaram a vender há mais de cinco anos. Embora os produtos e marcas oferecidos por esses vendedores estejam sempre evoluindo, eles frequentemente constroem negócios duradouros na plataforma.
Anualmente, a maioria dos vendedores paga taxas cada vez maiores em relação às suas vendas na Amazon. Fora do país, principalmente, vender na plataforma é considerado “desafiador”. Contudo, a presença em uma das gigantes do e-commerce mundial é indispensável, dada sua dominância, principalmente nos EUA. Com a participação contínua da Amazon no comércio eletrônico e, crucialmente, nos marketplaces de e-commerce, os vendedores retornam à plataforma.