A Serasa Experian realizou um estudo para identificar o potencial de crédito a partir da negociação de recebíveis de cartões proporcionaria às Pequenas e Médias Empresas (PMEs) no Brasil.
De acordo com a pesquisa, a estimativa é de R$ 30,7 bilhões por ano, baseada na aplicação da taxa de garantia de 1% ao mês praticado por fintechs que atuam no segmento do crédito mercantil — neste caso, contra a cobrada pelos bancos tradicionais de 1,47%.
O que diz a Serasa
Para Marcia Usami, diretora de Credit Services da Serasa Experian, a antecipação de recebíveis é uma das modalidades de empréstimo que permite às empresas, principalmente as varejistas que vendem via cartão de crédito, a negociarem o recebimento de suas compras a prazo.
“Toda companhia que faz vendas via cartão detém um fluxo de recebimento futuro de pagamentos, chamada ‘agenda de recebíveis’. Numa realidade em que 90% das companhias brasileiras são PMEs, mas 68% delas têm dificuldade de conseguir crédito de qualidade, a modalidade das vendas realizadas por cartão torna-se garantia para os credores e moeda de troca para que as PMEs consigam comprar melhor a prazo ou aumentar suas chances de obter empréstimos para fomentar o crescimento da empresa de forma sustentável”.
Portanto, a partir das novas resoluções do BCB, fica previsto que as empresas com os recebíveis registrados possam autorizar consultas pelos credores em situações de negociações e análises de crédito para que elas sejam mais assertivas, justas e atraentes. Somente nos últimos 12 meses, foram movimentados R$ 3,394 trilhões por meio da modalidade de cartões, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS).
Crédito: confiança para expandir mercado
Ainda segundo o levantamento, os custos de mercadorias vendidas de uma PME representam, em média, 76% do faturamento total. Ou seja, boa parte do que a empresa fatura é destinado para recompra de matéria-prima ou produtos, com fornecedores (ou credores) — indústrias, atacados e distribuidores. Esses, para vender a prazo, precisam de garantias de que o varejista vai pagar.
Resumindo, os recebíveis do cartão da empresa passam a ser essa garantia, aumentando a confiança do credor e a transparência na relação comercial entre as companhias. Por consequência, leva o negócio a ter possibilidade de conseguir mais crédito.
Segundo Marcia Usami, a ampliação do crédito por meio de negociação de recebíveis, contribui para a sustentabilidade econômica e traz benefícios para a ampliação do mercado. “O credor, tendo acesso à agenda de recebíveis de seu cliente, o varejista, terá mais segurança de ampliar suas vendas garantir que o ciclo econômico complete seu curso”.