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Aplicação de IA ainda divide opiniões entre consumidores

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Em uma análise de consumidores de 17 mercados internacionais, o uso de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) em produtos ou serviços influencia 21% a não comprarem. Em contrapartida, 21% dos consumidores dizem que são mais propensos a comprar e 41% disseram que não faria diferença. Os dados são de um levantamento da YouGov.

Na Europa e na América, há mais cautela entre os consumidores. Em relação à IA, britânicos e suecos são menos propensos a comprar de empresas que usam IA (32% em ambos os casos). A Alemanha e o Canadá têm 25%, enquanto a França e a Dinamarca têm 24% menos probabilidade de comprar de uma empresa integrada à IA. Na Itália e na Polônia, 18% e 19% são menos prováveis, respectivamente.

Quando o assunto é IA aplicada em produtos e serviços, os mercados da América do Norte estão inclinados ao ceticismo. No Canadá, 25% são menos propensos a comprar de uma empresa integrada à IA, enquanto os EUA mostram o menor interesse, com 36% menos probabilidade de comprar.

Por fim, nos países da Ásia-Pacífico e nos Emirados Árabes Unidos, as opiniões variam. A Índia se destaca com 52% dos consumidores mais propensos a comprar de uma empresa que usa IA, o mais alto entre todos os mercados.

Nos Emirados Árabes Unidos e Hong Kong, a probabilidade é, respectivamente, de 48% e 44%, de comprar. A Indonésia tem 35%, enquanto a Austrália tem 25% dos consumidores com o mesmo sentimento.

O levantamento da YouGov ouviu pessoas acima dos 18 anos em 17 países em julho de 2024. O tamanho de cada amostra varia entre os mercados, contabilizando entre 505 e 2001 respostas.