A praticidade de pagar com Apple Pay agora está disponível para o e-commerce, com exclusividade da PagBrasil – única subadquirente brasileira homologada pela Apple para processar os pagamentos por este método.
Até então, o Apple Pay estava disponível apenas em lojas físicas e alguns aplicativos. “Vimos a oportunidade de expandir seu uso para o e-commerce, um segmento de grande potencial no país, e que tem consumidores cada vez mais exigentes”, conta Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil.
A expectativa, segundo ele, é que 80% das lojas online ofereçam pagamento por Apple Pay até 2026. “O Brasil é o 4º maior mercado de carteiras digitais do mundo, o que comprova a forte adesão do público consumidor e a importância de as empresas aderirem a este método para potencializar suas vendas”, reforça Germer.
O Apple Pay está disponível para iPhone, Apple Watch, iPad e Mac. Vale considerar que 87% dos brasileiros preferem o celular na hora de fazer compras online, de acordo com pesquisa realizada neste ano pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o que destaca a importância de se investir na melhor experiência de pagamentos para aparelhos mobile.
Aos consumidores, o principal benefício perceptível do Apple Pay é a conveniência: são necessários menos passos até a finalização do pagamento, já que não é preciso digitar os dados do cartão a cada compra.
A segurança é um dos pilares do Apple Pay. O portador precisa validar a inclusão do cartão na wallet via o banco emissor, ou seja, um terceiro não poderia incluir em seu celular um cartão roubado, porque não conseguiria validar. Além disso, os dados originais do cartão do usuário são armazenados na wallet com outra numeração (token). E, a cada utilização do token, um novo código de uso (criptograma) precisa ser obtido junto ao banco emissor, tornando o eventual roubo dos dados trafegados, ou armazenados, sem utilidade para fraudadores.
Aos lojistas, isso facilita a gestão de riscos de fraude e diminui os chargebacks. “Em transações com Apple Pay, ocorre o ‘liability shift’, ou seja, a responsabilidade por chargebacks por fraude é transferida do lojista para o banco emissor, já que é praticamente impossível uma fraude com cartão roubado via Apple Pay”, explica Ralf.
Com isso, os lojistas têm mais um benefício: a economia com o antifraude. “Com todas essas camadas de segurança, e considerando a transferência de responsabilidade de chargebacks por fraude ao banco, analisar os pedidos de Apple Pay pelo antifraude gera um custo desnecessário. Otimizamos as aprovações legítimas e evitamos falsos positivos, que geram frustração ao cliente, elevando ao máximo a taxa de aprovação. Isso sem comprometer a segurança e os recursos dos lojistas”, acrescenta ele.
Disponibilizado aos lojistas da PagBrasil desde outubro de 2024, o Apple Pay já prova sua relevância. Wellington Brito, head de Digital da Bold Snacks, afirma que “implementar o Apple Pay no site da Bold Snacks, com a solução da PagBrasil, está sendo um divisor de águas. Não só tornamos a experiência de compra muito mais rápida e simples para nossos clientes, como também vimos um impacto direto nas conversões. Além disto, o uso de carteiras digitais tem se consolidado como uma preferência crescente entre os consumidores, reforçando seu papel como uma tendência indispensável nas transações de crédito”.
“Win-win situation”
Para Germer, “o Apple Pay é uma ‘win-win situation’, ou seja, todos os envolvidos saem ganhando. Para os consumidores, significa praticidade e segurança nas compras. Para os lojistas, representa um aumento nas vendas e a possibilidade de se destacar da concorrência. Ao oferecer o Apple Pay, você mostra que sua loja está preparada para atender às demandas dos consumidores mais exigentes.”
O Apple Pay está disponível através da PagBrasil no Link de Pagamento, e também para lojistas Shopify. Saiba mais sobre a funcionalidade.