Para compreender as expectativas de vendas de fim de ano das pequenas e médias empresas (PMEs) nos Estados Unidos, a DHL realizou uma pesquisa com sua base de clientes. O levantamento revelou dois pontos principais: o número de PMEs aumentou 7% e 65% dessas empresas esperam vender mais na Black Friday deste ano. Além disso, 24% acreditam que esse crescimento será significativo.
Os dados foram apresentados em uma coletiva internacional online com executivos da DHL, realizada na última quinta-feira.
Segundo a empresa, as PMEs estão impulsionando o PIB nos principais mercados globais. Em especial nos Estados Unidos, 53% dessas empresas veem a expansão internacional como a melhor oportunidade de crescimento.
Embora a Black Friday seja uma data comercial de grande importância, o aumento das vendas nos Estados Unidos se estende da Cyber Monday (a primeira segunda-feira após a Black Friday) até o Natal. O pico de volume de encomendas ocorre em 23 de dezembro, com um aumento de 50% em comparação a um dia comum.
Na América Latina, a DHL destacou o papel do México como um centro comercial de relevância, além do crescimento de setores como o automotivo. As observações feitas durante o encontro também ressaltaram a importância crescente do e-commerce na região, bem como os investimentos dos governos em infraestrutura, especialmente em países como Chile e Panamá, para dar suporte à logística e atender à demanda sazonal.