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Black November transforma o e-commerce com 20% a mais de conversões

Por: Helena Canhoni

Jornalista

Bacharel em Comunicação Social pela ESPM. Experiência em tráfego pago, cobertura de eventos, planejamento de marketing e mídias sociais.

Antigamente relacionada a um único dia com grandes promoções, a Black Friday hoje se transforma em um fenômeno presente ao longo de todo o mês de novembro. De acordo com levantamento da RTB House, o décimo primeiro mês do calendário é responsável, globalmente, por 20% a mais em conversões do que o segundo maior pico do ano.

Especificamente no Brasil, em 2023, foi observado um aumento médio de 83% na receita dos anunciantes – quando comparado com o mesmo período em setembro. Segundo o estudo, os valores mais altos de conversão aparecem em decorrência dos consumidores aguardarem o período de promoções para concentrar suas compras ou desprender maiores investimentos

Placa escrito Black Friday Sale ao lado de computador e caixas de presente com laço vermelho
Imagem: reprodução

A data comemorativa também aparece como uma oportunidade única para as marcas atraírem novos consumidores ou engajarem usuários antigos, impulsionando significamente os resultados do período, justifica o estudo. 

Entre os clientes, o engajamento com promoções do Black November é 4,5 vezes maior. Para os usuários inativos – que não visitaram o site dos anunciantes no último mês – a quantidade é 3,7 vezes maior na realização de compras.

Os dados ainda revelam que as campanhas de prospecção, iniciadas a partir do terceiro trimestre, são mais eficazes. Os resultados incluem: maior lembrança de marca (recall) e engajamento mais forte por parte dos consumidores durante o período de promoções. 

2023 tem muito para ensinar

De olho em 2023, ao final da semana de Black Friday as plataformas online registraram queda nas vendas, com uma retração de 14,4% frente ao ano anterior (considerando o período de quinta-feira à sábado). Entretanto, a pesquisa aponta que analisando o mês de novembro por inteiro o varejo brasileiro apresentou um aumento de 2,2% nas vendas.

Os dados demonstram a importância de analisar a Black Friday sob uma perspectiva estendida, ao longo do mês completo.

Algumas das categorias responsáveis por impulsionar o crescimento na data foram: escritório, móveis e eletrodomésticos, e vestuário. Entre os maiores descontos aparecem moda e calçados, supermercado e delivery, e bebidas.

Anota que ainda dá tempo

Finalizando, o relatório da RTB House apresenta um checklist com dicas para ajudar a garantir o sucesso da Black November:

  • Aquecimento: campanhas de prospecção com antecipação são essenciais para aumentar o engajamento e recall de marca;
  • Novos clientes e inativos: o período promocional pode ser usado para expandir a base de consumidores e incentivar usuários adormecidos;
  • Investimentos: as marcas podem aplicar promoções ao longo de todo o mês de novembro ao invés de focar em um único dia;
  • Concorrência: oferecer descontos reais e invistir em plataformas que forneçam visibilidade para a marca.