O crescimento do número de usuários na pandemia auxiliou no aumento expressivo de influencers — pessoas que agregam até milhões de seguidores através da produção de conteúdo nas redes sociais.
Leia também: Estudo europeu revela hábitos de compra de alimentos e aquisições no online
Além da produção de conteúdo, muitos utilizam as redes sociais para divulgar marcas e produtos, seja recebendo um patrocínio por trás ou por uma pura recomendação autêntica.
Ao analisar a população de todos de países, todos informam que são influenciados em algum grau após ser impactada por estas recomendações.
Porém, no caso do Brasil, este número é ainda maior. O país é o primeiro no ranking mundial em que os influencers são mais relevantes para a decisão de compra online.
É o que releva um estudo sobre o poder dos influencers realizado pela Cupom Valido, com dados da Statista e HootSuite.
Leia também: Cresce vendas para festas juninas no e-commerce após 2 anos sem celebração
Mais de 43% da população brasileira já realizou uma compra influenciado por uma celebridade ou influencer. Trata-se de uma taxa significativamente maior que outros países, como 17% no caso dos Estados Unidos.
A influência dos influencers
O Brasil segue disparado na primeira colocação, onde 43% da população já realizou uma compra com base num influencer.
A China, país onde foi criado o TikTok, está em segundo lugar, com 34%. Importante ressaltar que os chineses são os pioneiros no chamado social commerce e live commerce, onde os influencers realizam divulgações e lives nas plataformas das redes sociais para divulgações de lojas e produtos. Em terceira posição no ranking mundial, está a Índia com 33%.
De maneira geral, todos os países tiveram um crescimento da recomendação da compra por influencers, com destaque para países como: Rússia, Brasil, Índia e Alemanha.
Brasil em ascensão no uso das redes sociais
Apesar de o Brasil ter uma das menores renda per capita, ao comparar com a penetração do uso de internet e das redes sociais, o país segue na liderança, à frente até de muitos países desenvolvidos.
No Brasil, são mais de 150 milhões de usuários de redes sociais. Porém, a taxa de usuários pelo total de habitantes é de 70,3%, uma das maiores dentre todos os países do mundo.
Leia também: Cresce vendas para festas juninas no e-commerce após 2 anos sem celebração
Na média, os brasileiros gastam 3 horas e 42 minutos por dia nas redes sociais. Por conta disso, o Brasil é o 3º país que mais utiliza redes sociais do mundo — somente atrás da Filipinas e da Colômbia.
Outros dados sobre o Brasil também merecem destaque. Afinal, ele se destaca como o 2º país que mais usa o WhatsApp do mundo, o 3º país que mais utiliza o Instagram e o 4º país do mundo que mais utiliza o Facebook.
Fontes: Statista, CupomValido.com.br, HootSuite
Leia também: China divulga plano de ação para digitalizar ainda mais a indústria de bens de consumo