No universo dos smartphones, duas empresas são líderes absolutas no mercado de sistemas operacionais móveis: Android (Google) e iOS (Apple), com quase 99,4% de participação. É o que revela o estudo da CupomValido, com dados da Statista e Statcounter.
A preferência, no entanto, é significativamente diferente em cada país. O Brasil, por exemplo, é um dos países com as maiores taxas de Android frente ao iOS. Nesse caso, mais de 81% das pessoas utilizam o Android, contra 18% de iOS.
Líder em relação a taxa de Android, a Índia revela mais de 95% de uso no sistema operacional, contra 3% do iOS. Na direção contrária, o Japão possui 69% da sua população utilizando celulares com iOS. Vale destacar que, em 2022, as compras por aplicativos renderam cerca de US$ 415 bilhões ao e-commerce.
Por que os brasileiros utilizam mais Android que iOS?
O preço é sem dúvida um dos principais fatores. No Brasil, a última versão do iPhone é quase 75% mais cara do que nos Estados Unidos (país com o menor preço no mundo).
Além desse fator, o baixo poder aquisitivo da população contribui para essa disparidade — agravado pelo fato de o dispositivo da Apple ser importado e atrelado ao dólar. Em geral, o Android é predominante em todos os países emergentes.
Por fim, muitos fabricantes utilizam o Android em seus smartphones, o que contribui para a variedade de modelos de celulares tanto em preço, como em tamanhos e performance. No caso do iOS, é limitado apenas para o iPhone, fabricado pela própria Apple.
Fonte: Statista, CupomValido, Statcounter