Logo E-Commerce Brasil

Brasileiros deixam compras de Natal para última hora, aponta estudo

Por: Lucas Kina

Jornalista e repórter do E-Commerce Brasil

Apesar do ato de presentear ser algo que é muito valorizado pelos brasileiros, a Zoox Smart Data aponta algo curioso. Segundo um levantamento, a ceia em família é o momento mais esperado dessa época do ano para 65,67% dos entrevistados, seguido de decoração natalina por 26,81%. A troca de presentes por 7,52%.

Brasileiros deixam compras de Natal para última hora, aponta estudo
(Imagem: Envato)

O mais interessante, no entanto, é que quando o assunto é a compra de presentes, os brasileiros se dividem entre os que se programam e os que deixam para última hora. A pesquisa mostra que a maioria (40,26%) adquire os presentes antecipadamente. Outros vão às compras com um mês de antecedência (31,84%) ou preferem ir às lojas para a caça dos presentes uma semana antes (27,89%).

Os brasileiros também pretendem gastar menos com presentes. Segundo o estudo, a média de valores gastos previstos está em R$ 200 para 77,78% dos entrevistados, enquanto 12,69% pretendem investir até R$ 500 e 9,53% mais de R$ 500.

A pesquisa foi realizada entre 10 e 12 de dezembro, com 22.998 pessoas entrevistadas.

Comportamento no Natal

Além de analisar os hábitos de consumo da data, a pesquisa avaliou o comportamento dos brasileiros no Natal, onde 64,54% afirmaram que a comemoram. Dentro desse número de respondentes, 96,69% preferem passar a o período com a família, enquanto 3,31% passam com amigos.

Entre as tradições preferidas da época, a troca de presentes foi a escolhida por 53,1%, seguido de amigo secreto (36,57%) e presença de Papai Noel (10,33%).

“Apesar de muitas pessoas dizerem que a data perdeu o sentido, os dados mostram o contrário. O Natal ainda é bem quisto pelas pessoas e a preferência é pela confraternização em família”, diz Rafael de Albuquerque, CEO da Zoox Smart Data.