Por trazerem exclusividade, comodidade e novas experiências aos clientes, produtos e serviços por assinatura se tornaram febre nacional. Prova disso, é que 88% dos brasileiros pretendem aderir a um novo contrato dentro dos próximos seis meses, principalmente nas categorias de Entretenimento, Saúde e Bem-Estar e Serviços Digitais. Além disso, seis em cada dez pessoas investem cerca de R$ 225,00 por mês no segmento, orçamento que se divide, em média, entre quatro clubes de assinatura por indivíduo.
Os dados fazem parte da pesquisa “Economia da Recorrência em 2023: Mercado & Tendências”, encomendada à plataforma de pesquisa OnTheGo pela PagBrasil, empresa especialista em pagamentos para e-commerce com foco no mercado brasileiro. Foram entrevistados homens e mulheres acima de 18 anos, de todas as regiões do Brasil, com renda a partir de três salários mínimos e que assinam serviços e produtos recorrentes. A amostra contou com 403 entrevistados, ouvidos no mês de janeiro deste ano. O relatório possui erro amostral de 4,85% e confiança de 95%.
“Empresas de diferentes segmentos passaram a incluir a recorrência nas suas estratégias de negócios como uma forma de potencializar as vendas, fidelizar clientes e garantir uma receita previsível em seus negócios. É uma tendência que veio para ficar e que está transformando a forma de consumir dos brasileiros. Uma vez que o país tem um potencial gigante de expansão na área, desenvolvemos a pesquisa para gerar insights importantes para a indústria: precisamos entender, por exemplo, o que os clientes valorizam na hora de escolher uma assinatura e os apelos que impulsionam a permanência deles neste modelo”, explica Ralf Germer, CEO e cofundador da PagBrasil.
Segundo o estudo, a maior parte dos consumidores que estão aderindo à economia da recorrência se concentram na região Sudeste do país: 58% residem nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e têm cerca de 34 anos. Já a renda familiar média dos assinantes é de R$ 9.350,00. Com relação ao gênero, as mulheres são maioria neste mercado, representando 53%.
Experiência, exclusividade, fator surpresa, diversidade, preços atrativos e facilidade de pagamento são alguns dos pontos que se destacam na hora das pessoas escolherem com quais marcas querem se envolver. A categoria de Serviços Digitais lidera a participação no setor: 65% dos entrevistados revelaram que assinam algum tipo de serviço, como games, streamings, plataformas de cursos online, softwares e armazenamento em nuvem. Na sequência, a categoria de Entretenimento tem maior participação, com 56%, seguida de Saúde e Bem-estar (42%), Beleza (34%) e Moda (28%).
Em todos os grupos, o cartão de crédito ainda é o meio de pagamento mais disponibilizado pelos clubes de assinatura e tem a preferência de 70% dos consumidores. Porém, métodos alternativos como o Pix estão ganhando cada vez mais espaço nas recorrências: 55% dos brasileiros consideram o pagamento instantâneo como uma forma interessante de pagar os seus serviços de assinatura. “Esses dados nos trazem uma visão clara de que o Pix mudou a forma de fazer pagamentos no país, uma vez que reduziu o custo das transações bancárias. No caso das assinaturas, ele serve como uma alternativa aos métodos mais tradicionais, como o boleto bancário, facilitando a vida dos consumidores”, destaca Germer.
De olho nas principais tendências em e-commerce, ainda em 2020, a PagBrasil lançou o PagStream, ferramenta inteligente de gestão de assinaturas. Desde então, a companhia vem ajudando lojistas digitais a elevarem a experiência dos seus clubes de assinatura por conta dos planos flexíveis, personalizados e da automatização das recorrências para seus consumidores.
“Empresas que oferecem a melhor experiência para os assinantes, aumentam a taxa de retenção e, consequentemente, seu faturamento. Dentre tantas funcionalidades, com o PagStream® é possível oferecer planos flexíveis, com variedade de métodos de pagamento, e ainda uma área do assinante para que o consumidor cuide de suas assinaturas com independência”, finaliza.